Nigéria adquire helicópteros de ataque turco T-129 ATAK. A Turkish Aerospace Industries (TAI) confirmou durante a recente Farnborough International Airshow 2022, que assinou a venda de seis helicópteros de ataque T129 ATAK para as Forças Armadas da Nigéria. A informação foi revelada aos jornalistas pelo CEO da TAI, Sr. Temel Kotil.
Baseado no helicóptero A129, a sua versão de ataque T129 ATAK foi desenvolvido em cooperação com a AgustaWestland, e equipado com sistemas de armas produzidos pela indústria de defesa turca. Recentemente a Força Aérea das Filipinas recebeu um lote com seis TAI T129 ATAK.
Conforme noticiamos, o governo da Nigéria negocia um lote de doze helicópteros Bell AH-1Z Viper com o governo dos EUA. A negociação ocorre sob o Programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA (FMS), um processo que pode ser demorado e sem garantias de aprovação imediata, uma vez que está sujeito a análise do Congresso.
Por sua vez, a fabricante indiana Hindustan Aeronautics Ltd (HAL), ofereceu seu helicóptero de ataque leve LAH (Light Attack Helicopter) para a Nigéria. Atualmente, seis pilotos do Exército Nigeriano estão em Bangalore, na Índia, participando de treinamento no HAL, sendo que recentemente começaram a voar o helicóptero HAL Chetak.
Importante observar que a Turquia tem a África como um mercado em particular para vendas de armamentos, inclusive militares nigerianos estão recebendo treinamento na operação de Sistemas Aéreos Não Tripulados de Combate (UCAS). Ainda sem divulgação oficial, há informações de que a Nigéria teria encomendado UCAS Bayraktar TB2 ou Akinci UCAS. Além disso, a Marinha nigeriana tem dois navios-patrulha offshore de 76 metros encomendados pelo estaleiro de Dearsan, na Turquia.
@FFO