Níger recebe os primeiros UCAV Bayraktar TB2. No final do mês de maio começaram as entregas dos seis UCAV Bayraktar TB2 do Níger no Aeroporto Internaconal Diori Hamani (NIM/DRRN) em Niamey, capital do país. Os drones foram levados a bordo de dois voos Il-76 de uma empresa de carga ucraniana nos dias 20 e 21 de maio. Eles fazem parte de um pedido feito em novembro de 2021 a empresa turca Baykar.
Relatórios da mídia local indicam que uma base de UAV está sendo construída na região central do país, com o objetivo de monitorar a situação de segurança na Líbia e no Mali. A Presidência do Níger disse em março dese ano que o país ordenou vários TB2 “para fortalecer sua frota aérea como parte da estratégia de combater o terrorismo e proteger nossas fronteiras”.
Em novembro do ano passado, o presidente turco Recep Erdogan revelou que o Níger estava adquirindo drones TB2 e aeronaves de treinamento/ataque leve TAI Hürkus-C, além de blindados de transporte de pessoal (APCs) da Nurol Makina da Turquia.
O primeiro dos 12 TAI Hürkus será entregue em meados de 2023. A Roketsan fornecerá mísseis e foguetes inteligentes para o Níger. Eles serão provavelmente usados para armar as aeronaves Hürkus e os TB2. A Roketsan fabrica as munições guiadas MAM e MAM-L e mísseis UMTAS usados pelo TB2. O Hurkus-C pode transportar mísseis guiados antitanque L-UMTAS, foguetes guiados a laser Cirit, bombas e pods equipados com metralhadoras de 12,7 mm e canhão de 20 mm.
A Turquia vendeu seu Bayraktar TB2 para a Etiópia, Ucrânia, Marrocos, Catar, Quirguistão, Líbia, Turcomenistão, Azerbaidjão e Polônia.
@CAS