Em 04 de janeiro, foi realizada a cerimônia oficial de entrega para a Força Aérea do Níger (NAF) do seu C-130H Hercules, matrícula 5U-MBH, completamente revisado pelo Governo dos Estados Unidos. O evento oficial foi realizado na Base Aérea 101, em Niamey/Diori Hamani (DRRN), e contou com a presença da Secretária da USAF, Barbara Barrett, do Embaixador Eric Whitaker, do Ministro da Defesa do Níger, Issoufou Katambe e do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Níger, General Salifou Mody.
Esta aeronave faz parte de um programa de ajuda do Governo dos EUA para com o Níger, assinado em 2015 e que prevê a revisão completa da aeronave C-130 Hércules, além do fornecimento de equipamentos e de serviços. O Comando Militar dos EUA na África (AFRICOM), informou que desde 2016 já foram investidos mais de US$ 60 milhões no programa C-130 do Níger, que incluiu desde a revisão da aeronave, troca de motores, componentes, a construção de hangar, treinamentos de militares, fornecimento de peças sobressalentes, combustível e equipamentos de apoio.
Foram treinados pelo AFRICOM, 41 militares nigerenses, sendo 16 pilotos, 19 técnicos de manutenção, cinco mestres de cargas e um engenheiro de voo. Os pilotos foram treinados nos Estados Unidos, e entre eles estava a Capitão Ouma Laouali, primeira mulher piloto de C-130 da NAF. Além disso, foram investidos mais de US$ 17 milhões na aquisição de infraestrutura, incluindo a reforma de um hangar para duas aeronaves C-130, na Base Aérea Número 201, em Agadez.
Em 1979 a Força Aérea do Níger adquiriu dois novos C-130H, matriculados 5U-MBD e 5U-MBH. Em 16 de abril de 1997 o 5U-MBD foi perdido em acidente fatal, que causou a morte de 14 pessoas. Atualmente a frota de transporte do Níger está composta pelo C-130H, um Dornier 228, dois C-208B e alguns helicópteros Mi-17.
@FFO