Níger adquire treinadores Hurkus e UAVs TB2 turcos. A Turquia fornecerá aeronaves turboélice de treinamento/ataque turboélice TAI Hurkus e veículos aéreos não tripulados de combate (UCAV – Unmanned Combat Aerial Vehicle) Baykar Bayraktar TB2, bem como veículos blindados para o Níger. A informação foi passada pelo presidente turco Recep Erdogan em entrevista a mídia do seu país.
Erdogan falou com seu homólogo níger, Mohamed Bazoum, na semana passada. De acordo com Erdogan “os TB2 UCAV, aeronaves Hurkus e veículos blindados, que o Níger está comprando da Turquia, aumentariam as capacidades de suas forças militares e de segurança do país”.
Em uma entrevista com a CNN Turk em 11 de novembro, o CEO da Turkish Aerospace Industries (TAI) Temel Kotil disse que o primeiro Hurkus serão entregue ao seu primeiro cliente de exportação em meados de 2022. Em abril, a TAI confirmou que um país não identificado estava perto de assinar um acordo para a compra de 12 Hurkus-C. Agora fica evidente que o provável país seja o Níger.
“A venda do Hurkus marca a primeira exportação de aeronave militar da Turquia projetada e fabricada inteiramente com recursos domésticos”, disse Kotil.
O Hurkus é um turboélice monomotor biplace, asa baixa e monomotor que foi projetado como um treinador de nova geração, bem como uma plataforma para realizar ataques leves e missões de combate de reconhecimento armado. O Hurkus-A é a versão básica que pode ser usada por clientes não militares. O Hurkus-B é uma versão mais avançada com aviônicos mais sofisticados. O Hurkus-C é uma variante armada que pode ser usada para apoio aéreo aproximado. É equipado com um sensor infravermelho (FLIR) voltado para o futuro e pode transportar 1.500 kg de armamento. Foi visto equipado com mísseis guiados antitanque L-UMTAS, foguetes guiados por laser Cirit e tanques de combustível externos. Também será capaz de transportar bombas, metralhadoras de 12,7 mm e pods com marralhadoras de 12,7 mm e canhão de 20 mm.
A Turquia já acumula várias vendas de seu UCAV Bayraktar TB2, incluindo para a Ucrânia, Qatar, Quirguistão, Líbia, Turcomenistão, Azerbaijão, Polônia, Marrocos e a Etiópia. O Bayraktar TB2 é usado operacionalmente pelas Forças Armadas turcas e pode empregar munições guiadas MAM e MAM-L e mísseis UMTAS.
@CAS