NHI e NAHEMA assinam contrato de suporte para o NH90. A NHIndustries assinou um contrato inovador de apoio ao NH90 com a NATO Helicopter Management Agency (NAHEMA), a agência da OTAN que atua como autoridade contratante em nome da Direção-Geral de Armamentos (DGA – Direction générale de l’Armement) e da Direção de Manutenção Aeronáutica (DMAé – Direction de la Maintenance Aéronautique) do Ministério das Forças Armadas da França e a Bundesamt für Ausrüstung, Informationstechnik und Nutzung der Bundeswehr (BAAINBw) do Ministério da Defesa alemão. Este contrato aumentará a disponibilidade dos NH90 operados pela França e Alemanha, nas duas versões do helicóptero, naval (NFH — NATO Fragate Helicopter) e terrestre (TTH — Tactical Transport Helicopter).
O contrato de suporte operacional NH90, chamado NOS (NH90 Operational Support), será baseado em objetivos de desempenho e fará com que às duas nações deleguem grande parte de suas atividades de logística e manutenção à indústria, a fim de permitir que se concentrem em suas operações fins. O acordo foi concebido para deixar uma porta aberta para que outras nações se juntem à iniciativa.
“A NHIndustries está totalmente comprometida em garantir a satisfação do cliente. Acreditamos que este contrato de suporte fortalecerá nosso relacionamento com nosso parceiro, a NAHEMA. O conteúdo do acordo foi cuidadosamente calibrado para garantir que as forças armadas francesas e alemãs tenham acesso ao nível certo de serviços para permitir uma melhoria na disponibilidade operacional de seus NH90”, disse Nathalie Tarnaud-Laude, Presidente da NHIndustries.
“O contrato inclui suporte para unidades operadoras para garantir a disponibilidade contínua de peças e estabelecimento de uma abordagem otimizada da cadeia de suprimentos de peças e componentes necessária para manutenção em condições operacionais. Este acordo, constituído por um conjunto de serviços harmonizados que abrangem as necessidades operacionais das diferentes versões do NH90, marca o lançamento de uma nova fase na dinâmica de cooperação entre a NAHEMA e a NHIndustries”, explicou o Almirante Giorgio Gomma, gerentes geral da NAHEMA. “Estamos confiantes que essa nova abordagem aumentará a eficiência do NH90 e em breve poderá ser estendida a outras nações que operam o NH90”.
Através do contrato NOS, a NHIndustries assumirá total responsabilidade pelo fornecimento de peças para França e Alemanha através de um serviço baseado no fornecimento por horas de voo. O fabricante administrará o inventário das nações, ao mesmo tempo em que fornecerá recursos para garantir o bom andamento das principais visitas de inspeção e manutenção.
Além disso, o contrato inclui um catálogo com uma variedade de serviços que podem ser acionados quando necessário por toda a comunidade ou apenas por uma das nações, garantindo assim a máxima flexibilidade. A NOS inclui cinco anos de apoio inicial com duas opções de extensão de cinco, em um contrato poderá durar 15 anos no total. O NOS cobrirá 100 helicópteros na França e 131 helicópteros na Alemanha. O NH90 é um helicóptero militar moderno e multifuncional, projetado para atender aos mais exigentes padrões da OTAN.
O NH90 foi encomendado por catorze nações: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Holanda, Finlândia, Noruega, Suécia, Austrália, Nova Zelândia, Grécia, Omã e Qatar. A Noruega e Austrália estão se desfazendo de suas aeronaves alegando problemas técnicos de indiponilibidade.
@CAS