NHI e a NAHEMA fecham a atualização dos NH90 Bloco 1. NHIndustries (NHI) e a NATO Helicopter Management Agency (NAHEMA) assinaram um contrato, em junho deste ano, para lançar o desenvolvimento da atualização dos helicópteros NH90 Bloco 1, que também é conhecido como Software Release 3.
A NAHEMA representou Bélgica, Alemanha, Holanda e Itália. Este programa faz parte do roteiro de evolução do helicóptero NH90 e constitui uma grande atualização em termos de capacidades das variantes TTH (Tactical Transport Helicopter) — Exército e a NFH (NATO Frigate Helicopter) — Naval. A NHIndustries é a maior joint venture formada Airbus Helicopters (62,5%), Leonardo Spa (32%) e GKN Fokker (5,5%), constituída para o projeto, fabricação e suporte do helicóptero militar NH90.
“A assinatura do contrato SWR3, que marca o lançamento da atualização do NH90 Bloco 1, é um marco importante para o programa NH90 e é um sinal claro de que nossos clientes da OTAN confiam no NH90 e planejam operá-lo por muitas mais décadas”, disse Axel Aloccio, presidente da NHI e chefe do programa NH90 da Airbus Helicopters. “Temos um plano claro para estender a vida útil do NH90 em até 50 anos e precisaremos atualizar a aeronave para garantir que ela permaneça relevante no campo de batalha de amanhã. O programa Bloco 1 cobrirá os próximos dez a quinze anos. Além desse horizonte, também estamos planejando a atualização do Bloco 2 que definirá as evoluções futuras da plataforma e garantirá que ela continue a atender às necessidades do campo de batalha de amanhã”, acrescentou.
A primeira fase deste programa de € 600 milhões inclui uma atualização do conjunto de comunicações NH90 e a integração do Data Link 22, permitindo além da interoperabilidade da linha de visão sem passar por comunicações por satélite. O IFF Mod 5 Nível 2 (a versão mais recente do dispositivo usado para identificar e rastrear aeronaves militares) também será integrado.
Outras atualizações estarão à disposição dos operadores e incluem a integração de um sistema eletro-óptico de última geração, um novo sonar de imersão e a integração do torpedo Mk.54 e do míssil anti-navio Marte ER. O NH90 Bloco 1 conseguirá navegar com um sistema global de navegação por satélite (GNSS) de nível civil e um sistema de gerenciamento de voo.
A segunda fase do programa, atualmente em fase de finalização, consistirá na implantação das melhorias de configuração do Bloco 1 em aproximadamente 200 NH90, tanto NFH como TTH.
Fonte NHI.
@CAS