NH90 do Qatar atinge 1000 horas de voo. No dia 28 de fevereiro, a frota de NH90 da Qatar Emiri Air Force (QEAF) atingiu 1.000 horas de voo, demonstrando excelente eficácia e facilidade de manutenção, segundo a Leonardo. As missões incluíam principalmente transporte e utilidade de tropas, busca e salvamento e vigilância, entre outras.
Em 2022 a frota apresentou uma operacionalidade média superior a 80%, tendo voado mais de 700 horas em 2022, um parte delas na Copa do Mundo 2022. A primeira aeronave NH90 TTH (Tactical Troop Transport) foi entregue em 10 de dezembro de 2021 e os dois primeiros NFH (NATO Frigate Helicopter) foram entregues juntos em março de 2022. Com as entregas continuando a uma taxa de pouco mais de um helicóptero a cada dois meses, antes do final de Novembro de 2022, quatro helicópteros foram entregues. Atualmente, a frota conta com nove helicópteros em serviço, sendo quatro TTH e cinco NFH.
Esses primeiros NH90, de um total de 28 unidades encomendadas, tem uma mistura de 16 TTH para operações terrestres e 12 NFH para missões navais. A Qatar Emiri Air Force é um dos poucos usuários finais do NH90 a operar as versões TTH e NFH do NH90 para várias operações terrestres e missões navais.
Leonardo é o contratante principal para o programa geral e também é responsável pela montagem final e entrega dos 12 helicópteros NH90 NFH de suas instalações em Venice Tessera. Ela também fornece suporte no local para a Força Aérea, incluindo engenheiros, técnicos qualificados, especialistas em logística e instrutores, durante os primeiros anos de entrada ao serviço da frota. A empresa também está fornecendo simuladores e um amplo suporte de manutenção e pacote de serviços de treinamento para tripulações e técnicos de manutenção.
A Airbus Helicopters é responsável por realizar a montagem final das 16 aeronaves NH90 TTH. As entregas continuarão até 2025. O helicóptero NH90 O maior programa de helicópteros militares da Europa. Atualmente, cerca de 490 helicópteros NH90.
@CAS