New York ANG emprega o MQ-9 em aeroporto comercial. A 174th Attack Wing da Guarda Aérea Nacional de Nova York demostraram a sua capacidade de operar o UAS General Atomics MQ-9 Reaper não só fora de sua sede — Hancock Field em Syracuse, Nova York, mas em qualquer aeroporto comercial convencional.
Até o ano passado, um MQ-9 exigia orientação de linha de visão de uma estação de controle de solo para decolar e pousar, limitando os locais de onde o MQ-9 poderia operar. Isto vem mudando após a implantação do software Automatic Takeoff and Landing Capability (ATLC) desenvolvido para o MQ-9.
O ATLC realizou seus primeiros ensaios e testes na Base Aérea de Creech em 2021. Desde então ele vem sendo aprimorado para permitir que o MQ-9 possa operar em qualquer aeroporto, sem a necessidade de uma estação de controle no solo ou infraestrutura especial.
Em 5 de maio de 2022, a 174th AW tornou-se a primeira ala de MQ-9 a voar uma aeronave de um aeroporto comercial para outro, voando do Aeroporto Internacional Hancock Field em Syracuse, Nova York, e pousando em Roma, também em NY. Em 2015, a 174th AW já havia se tornado a primeira unidade MQ-9 a voar de um aeroporto comercial, quando começou a lançar e recuperar aeronaves em Hancock Field, ao lado de voos comerciais regulares.
Essa nova capacidade permite que o MQ-9 seja mais ágil e dinâmico ao voar a aeronave de e para locais sem o apoio logístico terrestre tradicional, disse o Coronel William J. McCrink, comandante da 174th AW.
“Acredito firmemente que este será o caminho do futuro. Estamos ansiosos pela agilidade que isso nos dará; então podemos empregar dinamicamente essa plataforma.”
O uso do novo sistema permite que uma equipe menor trabalhe na aeronave. O processo de lançamento e recuperação do MQ-9 exigirá apenas uma pequena equipe de solo para manutenção, como reabastecimento. “Estamos provando que podemos nos integrar em qualquer espaço aéreo e aeroporto de uma forma não diferente de qualquer outra aeronave tripulada”, disse o sargento-chefe. Aaron Shaffer, líder alistado sênior do 174th Maintenance Squadron’s.
A nova capacidade faz parte da iniciativa Agile Combat Employment da USAF, projetada para permitir que a Força Aérea opere de mais locais em todo o mundo. O novo sistema também permitirá que a 174th AW use MQ-9 em apoio a missões civis, como controle de incêndios florestais, missões de busca e resgate e em apoio a agências governamentais.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS