Nellis será um Centro de Excelência para vetores de 5ª geração. O Departamento da Força Aérea anunciou em 1º de julho que planeja abrir espaço para uma presença maior de caças Stealth na Base Aérea de Nellis, realinhando as unidades apoio aéreo aproximado e de C-SAR de Nellis para a Davis-Monthan AFB, Arizona, já no ano fiscal de 2022.
Movendo as aeronaves de 4ª geração, como os A-10 Thunderbolt II, e os esquadrões HH-60 Pave Hawk, a USAF irá liberar a capacidade e sua estrutura operacional do complexo de Nellis para ampliar as missões de teste e treinamento de combate com aeronaves de 5ª geração, permitindo, que a base situada no estado de Nevada, passe a ser um centro de excelência em treinamento com aeronaves de 5ª geração.
O A-10 Weapons Instructor Course and Test and Evaluation sairá de Nellis em em 2022. Já as unidades de teste e combate equipadas com o HH-60, que incluem o 88th Test and Evaluation Squadron, o 66th Rescue Squadron, o 58th Rescue Squadron, o 34th Weapons Squadron e o 855th Aircraft Maintenance Squadron serão movidos a partir de 2024.
Atualmente, a Nellis AFB está a caminho em vias de receber o F-35A Lightning II para suportar os requisitos de teste e ensaios operacionais não só para apoiar as ações do F-35A da Eglin AFB, Flórida e dos F-22 Rptors de Tyndall AFB, mas também como parte do processo de reativação do 65th Aggressor Squadron (65th AGRS), a primeira unidade agressora a usar aeronaves de 5ª geração.
A Força Aérea também está propondo melhorias no Campo de Teste e Treinamento de Nevada para gerar ainda mais a infraestrutura, tão necessária para os testes e treinamento atuais e futuros. Hoje é o único local nos EUA em que se pode treinar sistemas de armas de 5ª geração em um ambiente real.
@CAS