Navios de Assalto Anfíbio Type 075 da China navegam juntos. Pela primeira vez, dois navios de assalto anfíbio Type 075 da Marinha Popular de Libertação da China (PLAN — People’s Liberation Army Navy) navegaram juntos em um exercício. A imagem demonstra que os que o segundo navio recentemente colocado em serviço alcançou um alto nível de capacidade de combate.
Vídeo oficial da incorporação do Type 075 Guangxi (32).
Após anunciar o comissionamento do segundo navio de assalto anfíbio Type 075, o Guangxi (32), no final de abril, o LDH (Landing Helicopter Dock) chinês participou em maio desde primeiro exercício. Nele o novo navio passou por uma série de treinamentos, incluindo manobras no mar; treinamento integrado com helicópteros Z-8, com embarcações de desembarque tipo 726 e, também, veículos blindados anfíbios do Tipo 05. Foi efetivado reabastecimento marítimo com um navio de abastecimento Tipo 901 e exercícios de tiro real com armas de bordo e controle de danos.
No exercício, o Guangxi navegou ao lado do Hainan (31), o primeiro LDH Type 075 a entrar no serviço na PLAN em abril de 2021. Como o segundo navio de assalto anfíbio Tipo 075 da PLAN, o Guangxi aproveitou as experiências do Hainan, para atingir mais rapidamente o IOC. O primeiro navio levou cerca de um ano para atingir o IOC em missões de combate anfíbio, de acordo com um relatório da China Central Television divulgado no final de abril.
Para muitos, o exercício foi também uma demonstração de força da China, pois ao reunir os dois Type 075 em uma única missão, ficou claro para o mundo a capacidade de emprego naval atual da PLAN, que promete ser esmagadora. O Hainan está ligado ao Comando do Teatro do Sul do PLAN; já o Guangxi está ligado ao Comando do Teatro do Leste do PLAN. No caso de uma operação de reunificação forçada, os dois navios podem se desdobrar do sul e do norte para o lado leste da ilha de Taiwan, ou podem formar um grupo-tarefa duplo de navios de assalto anfíbio.
.
@CAS