Navio com mais Saab F-39E Gripen para a FAB está a caminho do Brasil. O navio mercante holandês MV Heerengracht deixou o Porto de Norrköping, na Suécia, no último dia 02/09 e tem como destino o Porto de Navegantes, em Santa Catarina. A embarcação traz a bordo um (ou dois) novos caças Saab Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB).
A informação foi divulgada pelo site Aviação em Floripa. Serão pelo menos três semanas de viagem e, de acordo com sites de monitoramento de navegação marítima, a previsão de chegada do Heerengracht em Navegantes é o dia 23 de setembro.
Recebimentos anteriores
Gavião Peixoto
Originalmente a FAB encomendou 36 caças Gripen E/F, sendo 28 F-39E (monoplace) e 08 F-39F (biplace). Em abril de 2022, foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro F-39E, que não foi confirmado (assinado).
Um acordo foi assinado entre a Saab e o governo brasileiro para montar os F-39 da FAB na unidade da Saab/Embraer em Gavião Peixoto–SP. Inclusive a fabricante sueca já enviou o primeiro kit contendo as asas, seções da fuselagem e equipamentos, para montagem final no Brasil.
Todos os F-39 Gripen E recebidos pela FAB, forma alocados ao 1ª Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Eles foram entregues a partir de dezembro de 2022.
@FFO