NAVAIR – US$ 3 bilhões em vendas via FMS do AIM-9X. A equipe Air-to-Air Missiles Program Office (PMA-259) International Programs do Naval Air Systems Command (NAVAIR) da US Navy atingiu, pela primeira vez, um valor de portfólio de Vendas Militares Estrangeiras (FMS – Foreign Military Sales (FMS) de US $ 3 bilhões para 36 países, sendo dois países membros da OTAN.
A missão da equipe de Programas Internacionais é promover relações internacionais contínuas e de longo prazo entre os Estados Unidos e países parceiros internacionais. Seu principal foco de cooperação de segurança internacional é a venda do avançado sistema de armas infravermelho de quinta geração Raytheon AIM-9X e AIM-9X Bloco I/II/II+ Sidewinder. Quase 3.000 mísseis AIM-9X Bloco II / II + foram adquiridos em nome de 25 países em todo o mundo. A equipe de FMS que lidera este esforço foi responsável por uma média de 267 mísseis FMS vendidos por ano desde 2012, perfazendo mais de 2500 AIM-9X.
“Nossa equipe continua a apoiar o avanço dos objetivos estratégicos dos Estados Unidos, estabelecendo e aumentando as principais parcerias aliadas por meio do Programa de Cooperação de Segurança da NAVAIR”, disse Al Teeney, vice-gerente de programa do PMA-259 para Programas Internacionais.
A equipe de Programas Internacionais oferece suporte a todos os 36 parceiros e organizações internacionais para todos os quais foram vendidos os Sidewinder “X”. A equipe FMS da NAVAIR promove metas de Capacitação dos Parceiro para o míssil AIM-9X, até que seu programa de produção termine em 2035. Até então, a equipe de Programas Internacionais planeja atingir dobrar o marco monetário, e continuar expandindo suas parcerias internacionais em uma taxa cada vez maior .
@CAS