NAVAIR libera operações dos V-22 Osprey. O Comando de Aviação da Marinha dos Estados Unidos (NAVAIR) liberou em 20 de dezembro as operações da frota de Bell-Boeing V-22 Osprey, após uma suspensão de 14 dias. Panes causadas por problemas nas caixas de engrenagens dos motores dos tiltrotores foi o motivo da paralisação dos voos.
O NAVAIR emitiu uma autorização provisória de voo para os V-22 cujas caixas de engrenagens tenham menor quantidade de horas de operações com “controles adicionais de mitigação de risco”, disse a declaração. Aquelas aeronaves com maior número de horas foram liberados mantendo as orientações e precauções de segurança recebidas na autorização de março deste ano.
As autorizações de voo seguem restrições colocadas após um pouso de precaução em 20 de novembro por um CV-22 do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC). O tiltrotor pousou após uma “falha de material não especificada que não foi observada antes do voo”, disse o AFSOC em 9 de dezembro.
Os V-22 Osprey tiveram as operações suspensas diversas vezes devido a problemas relacionados com as caixas de engrenagens do complexo sistema de rotação dos seus motores. A última paralisação ocorreu em dezembro de 2023, após um acidente fatal com um CV-22 em Yakushima, no Japão, que foi atribuído à falha das engrenagens. Nenhuma causa raiz foi identificada, e os V-22s gradualmente retomaram os voos em março de 2024 após inspeções.
Em fevereiro de 2023, alguns V-22s do AFSOC e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) foram aterrados após uma série de panes causadas por falha de engate no sistema de embreagem dos motores.
Fonte: Janes
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