NAVAIR encomenda UAVs RQ-21A Blackjack e ScanEagle. O Naval Air Systems Command da Naval Air Station de Patuxent River, Maryland, anunciou um pedido de US$ 12,5 milhões para a Boeing Insitu no dia 17 de junho, para fornecer um lote de UAV RQ-21A Blackjack e ScanEagle, que incluí além das aeronaves, suprimento e apoio logístico não só para US Navy, mas para clientes estrangeiros dos Estados Unidos que venham a adquirir os UAV via Foreign Military Sales (FMS).
O Boeing Insitu RQ-21A é um UAV monoplano bimotor para vigilância e reconhecimento. Pode ser lançado e recuperado tanto em terra ou no mar sem necessidade de pistas, utilizando um lançador pneumático e sistema de recuperação do tipo rede.
O Blackjack – que é uma versão do UAV Insitu Integrator, pesa 36 kg e tem 2,5 m de comprimento com uma envergadura de 5 m. O UAV pode voar a até 167 km por hora, com uma velocidade de cruzeiro de 100 km por hora Sua autonomia é de até 24 horas e com um teto de serviço de 19.500 pés. As baias de carga útil dispostas em grande pod abaixo do seu nariz, são de arquitetura aberta e multimissão, podendo ser personalizadas como câmeras eletro-ópticas e infravermelho, telêmetro a laser, sistemas de comunicações e outras ferramentas para fornecer informações de consciência situacional. Ele pode levar até 17 kg de carga úteis.
O Boeing Insitu ScanEagle por sua vez, tem 5,1 pés de comprimento e 5,6 pés de envergadura. Ele pesa até 21 kg e pode carregar uma carga útil do sensor de 3,5 kg. O UAV pode voar por mais de 24 horas em altitudes de até 19.500 pés e a velocidades de até 80 nós.
O UAV ScanEagle pode voar com gasolina ou combustíveis pesados como combustível de aviação (JET A-1), diesel ou querosene. Ele fornece imagens de vigilância e reconhecimento persistentes em terra ou no mar a custos mais baixos do que outros métodos de vigilância para missões militares e agrícolas.
ScanEagle pode transportar uma carga útil de sensores como câmeras eletro-ópticas e infravermelho, telêmetro a laser e sistemas de comunicações, além de outras ferramentas para fornecer informações de consciência situacional ao campo de batalha. O UAV tem links de dados e vídeo digital e criptografados, bem como enlace de dados de comando e controle criptografados e, também, não criptografados.
O UAV pode ser lançado de forma autônoma e usa um sistema de recuperação sem redes que se recupera com a ponta da asa em uma corda que está pendurada em uma lança.
Neste pedido, a Boeing Insitu fará o trabalho em Bingen, Wash, e deve ser concluído até junho de 2022. A US Navy e o US Marine Corps já empregam os dois UAVs da Boeing Insitu em suas unidades de vigilância e reconhecimento.
@CAS