NAVAIR anunciou lançamento do último alvo AQM-37 Jayhawk. O Comando de Aviação Naval dos Estados Unidos (NAVAIR) anunciou o lançamento dos dois últimos alvos aéreos AQM-37 Jayhawk do seu arsenal. O evento ocorreu em 22 de setembro em uma missão de apoio ao Integrated Fires Mission Command do Exército dos EUA (US Army), no White Sands Missile Range, no Novo México.
“O lançamento final do AQM-37 representa o fechamento de um capítulo para o Escritório do Programa de Alvos Aéreos (PMA-208) e nossos parceiros do setor, mas também intensifica nosso foco e nos oferece a oportunidade de iniciar novos capítulos com tecnologia e recursos atuais mais próximos às ameaças modernas”, disse Don Blottenberger, Gerente do PMA-208.
Desde 1962, mais de cinco mil alvos AQM-37 Jayhawk foram entregues e lançados em várias operações de treinamento e desenvolvimento de sistemas em todo o mundo. O AQM-37 atuou em em operações simuladas de ameaças ar-ar e ar-superfície, especialmente em voos com perfis similares à mísseis balísticos em altitudes de até 300.000 pés (91.400 metros).
“O legado do AQM-37 e aqueles que estiveram envolvidos em seu desenvolvimento e suporte ao longo das décadas não serão esquecidos. A vida útil de 60 anos é uma prova de sua capacidade, confiabilidade e o papel crítico que desempenhou na preparação das nossas forças armadas e dos nossos parceiros internacionais”, disse Blottenberger.
Ao longo de seis décadas, o alvo desempenhou um papel fundamental no teste e implantação de novos sistemas, incluindo mísseis ar-ar de curto alcance, incluindo o AIM-9 Sidewinder, mísseis antiaéreos de curto alcance transportados por navios, incluindo o Sea Sparrow Missile (RIM-7) e navios equipados com sistemas de defesa antimísseis (AEGIS). Os alvos apoiavam parceiros domésticos e internacionais, incluindo as nações da OTAN, e eram comumente usados em conjunto com a USAF, mais frequentemente lançados dos caças F-16 Fighting Falcon.
Recentemente, um F-16 da 412th Test Wing (412th TW) da USAF lançou sete alvos AQM-37 em apoio aos testes das capacidades E-2D Advanced Hawkeye e F-35 Lightning II na Navy Exercise Grey Flag, realizada no Point Mugu Sea Range. A participação neste exercício – e muitos outros – demonstra a capacidade do AQM-37 de fornecer treinamento aprimorado para as forças conjuntas.
“Nossa equipe técnica supersônica fez um trabalho fantástico nos últimos anos para lançar os alvos finais e colocá-los em uso de uma maneira que suporte o desenvolvimento e os testes para nossos militares”, disse Blottenberger. “Nossa equipe economizou cerca de US$ 1 milhão para a US Navy, evitando a desmobilização desses últimos alvos, usando-os no Navy Gray Flag Exercise e outros eventos de teste e avaliação”.
O PMA-208 é responsável por fornecer alvos aéreos para treinamento da frota e para testes e avaliações dos sistemas de armas das Forças Armadas dos EUA e seus Aliados.
Fonte: NAVAIR
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO