NASAMS: AIM-120 australianos derrubam drones-alvo. A Australian Defese Force (ADF) fez uma demonstração de tiro real usando o recém-incorporado National/Norwegian Advanced Surface to Air Missile System (NASAMS). Foi o primeiro disparo real do novo sistema de defesa antiaéreo australiano, que emprega mísseis AIM-120.
Foram dois disparos feitos contra alvos aéreos voando a 5 mil pés (FL050) e a 15 km de distância, onde flashes visíveis a olho nu, significaram a destruição dos alvos. O teste real do NASAMS foi feito pelo 16º Regimento de Artilharia, que se preparava para se juntar às fileiras da 10ª Brigada do Exército Australiano, sediado em Adelaide.
O Tenente Matthew Hall, oficial de controle tático, foi o primeiro a iniciar o lançamento terrestre do míssil ar-ar avançado de médio alcance AIM-120 (AMRAAM) na Austrália. Refletindo sobre o momento, o Tenente Hall declarou: “Foi um longo ano e todos ficaram incrivelmente entusiasmados com o lançamento bem-sucedido de um, especialmente por ser o primeiro disparo na Austrália”.
Em março de 2019, o governo anunciou a sua intenção de combinar a tecnologia de radar da CEA Technologies com o NASAMS fabricado pela americana Raytheon e a norueguesa Kongsberg. Este casamento levará à criação de um novo sistema de defesa aérea no âmbito de um projeto no valor de US$ 1,64 mil milhões.
O progresso significativo deste projeto foi feito neste mês de novembro, com o teste real do Exército Australiano de um Raytheon AIM-120 AMRAAM usando o novo sistema NASAMS. Esta etapa crítica na demonstração funcional do sistema ocorre quatro anos após o pedido original ter sido feito.
O novo sistema possui uma integração entre uma plataforma de lançamento Kongsberg, um míssil AIM-120 e um radar de controle de fogo CEAMount fornecido pela CEA Technologies. Esta sinergia promete um mecanismo de defesa mais robusto e eficiente.
Projetado exclusivamente para proteger contra ameaças aéreas atuais e futuras, o sistema pode defender contra armas indiretas, veículos aéreos não tripulados, artilharia lançada pelo ar e aeronaves.
A implantação antecipada deste novo sistema marca uma atualização significativa para a Força de Defesa Australiana, que está substituindo o sistema sueco RBS 70 MANPAD menos robusto, pelo NASAMS.
@CAS