NASA segue no desenvolvimento do supersônico X-59. O jato supersônico silencioso experimental da NASA, X-59 QueSST (Quiet Supersonic Technology), retornou às instalações da Lockheed Martin Skunk Works, em Palmdale, Califórnia, depois de passar vários meses de testes críticos na unidade de Fort Worth, no Texas.
Os testes realizados em Fort Worth, envolveram a estrutura do X-59 para garantir que possa suportar as cargas e tensões experimentadas em voos supersônicos. Além disso, foram calibrados e testados todos os sistemas de combustível da aeronave. Com seu retorno à Califórnia, o X-59 passará por novos testes em solo, à medida que se aproxima da conclusão total de seu desenvolvimento e continua progredindo em seu caminho para o primeiro voo.
O X-59 QueSST foi projetado para voar em velocidades supersônicas, mas sem produzir os típicos “estrondos sônicos” (sonic boom), típicos para voos acima da velocidade do som. As avançadas características de designe do X-59, permitirão que esse estrondo seja reduzido a tal ponto que dificilmente poderá ser ouvida em solo.
Em 2023 estão programados os primeiros voos na área restrita de testes do Armstrong Flight Research Center, na Califórnia, onde a NASA instalará sensores de captação acústica no solo, para as medições do boom sônico. De acordo com o planejamento, a partir de 2024 o X-59 deverá realizar voos sobre algumas áreas habitadas, previamente selecionadas, para estudos e coletas de dados sobre como a população reage e percebe os voos supersônicos no solo.
Os dados coletados serão fornecidos à Administração Federal de Aviação e à Organização de Aviação Civil Internacional para consideração na alteração das proibições existentes para voos supersônicos sobre áreas habitadas.
Desde 1973 a legislação proíbe esses voos, o que restringe viagens comerciais com este tipo de aeronave. Somente sobre o oceano os voos supersônicos são permitidos, como faziam a British Airways e Air France com o seu SST Concorde entre 1976 e 2003.
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