

NASA recebeu dois F-15D da USAF. Dois aviões McDonnell Douglas (Boeing) F-15D Eagle foram transferidos para a frota de pesquisa de voo do Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA, localizado na Base Aérea de Edwards (CA).
Em 22 de dezembro de 2025, os dois F-15D, com números de série 81-0063 e 84-0045, foram entregues da 173rd Fighter Wing da Guarda Aérea Nacional do Oregon, em Kingsley Field, perto de Klamath Falls (OR), para as instalações da NASA em Edwards, no Aeroporto Armstrong.

Um dos caças Eagle duplos agora dará suporte à pesquisa de voo supersônico para o projeto de Demonstrações e Capacidades de Voo (FDC — Flight Demonstrations and Capabilities) da NASA, incluindo testes para a aeronave de pesquisa supersônica silenciosa Lockheed Martin X-59 da missão Quest. Espera-se que o segundo caça seja utilizado como fonte de peças de reposição para dar suporte à manutenção de longo prazo ao primeiro.
A NASA opera F-15 desde que alguns dos primeiros modelos foram lançados no início da década de 1970. Dezenas de experimentos científicos foram realizados ao longo das décadas com os F-15 da NASA, contribuindo significativamente para a aeronáutica e para a pesquisa de voos em alta velocidade.
A NASA já opera dois F-15 modificados para operar com segurança a até 60.000 pés, o limite superior do envelope de voo do X-59, que terá um voo de cruzeiro a 55.000 pés. O “novo” F-15D que voará para a NASA receberá a mesma modificação, permitindo operações em altitudes que a maioria das aeronaves padrão não consegue alcançar. A combinação de capacidade, potencial e adaptabilidade torna os F-15 excepcionalmente adequados para pesquisa de voo nas instalações de Armstrong da NASA.
O Lockheed Martin X-59 Quesst (Quiet SuperSonic Technology/Tecnologia Supersônica Silenciosa), às vezes chamado de QueSST, é uma aeronave supersônica experimental dos EUA em desenvolvimento pela Skunk Works para o projeto Low-Boom Flight Demonstrator (LBFD) da NASA.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS