NASA concede contrato à BAE para construir nave espacial série Lagrange 1 da NOAA. A National Aeronautics and Space Administration (NASA), em nome da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), concedeu um contrato de US$ 230,6 milhões à BAE Systems Space & Mission Systems Inc. Sediada em Boulder, Colorado, ela vai desenvolver espaçonaves para o projeto Lagrange 1 Series sob o programa Space Weather Next da NOAA.
O contrato, emitido sob a estrutura de Aquisição Rápida de Espaçonaves IV, abrange o trabalho de fevereiro de 2025 a fevereiro de 2035. A BAE Systems desenvolverá até duas espaçonaves, integrará instrumentos, conduzirá testes ao nível de satélite, fornecerá treinamento e suporte para operações de voo e auxiliará nas operações da missão em sua instalação em Boulder.
O programa Space Weather Next visa continuar e expandir as observações do clima espacial de locais orbitais estáveis, como o Ponto de Lagrange 1, a cerca de um milhão de milhas da Terra. A primeira nave espacial da Série Lagrange 1 está programada para ser lançada em 2029 e fornecerá imagens coronais em tempo real e medições do vento solar. Ela garantirá a continuidade dos dados à medida que a missão Space Weather Follow-On Lagrange 1 da NOAA se aproxima do fim de sua vida operacional.
Essas observações são críticas para monitorar a atividade solar e seus efeitos na infraestrutura da Terra, incluindo redes de energia, redes de comunicação e sistemas de navegação. A espaçonave fornecerá dados essenciais ao Space Weather Prediction Center da NOAA, que emite previsões e alerta para mitigar interrupções relacionadas ao clima espacial.
A NASA e a NOAA gerenciam conjuntamente o projeto Lagrange 1 Series. A NOAA supervisiona o financiamento do programa, operações, gerenciamento de dados e disseminação, enquanto a NASA e parceiros comerciais desenvolvem espaçonaves e instrumentos e fornecem serviços de lançamento.
@CAS