NASA aposentou seu clássico Douglas DC-8-72. A Agência Espacial Norte Americana (NASA) retirou de serviço o quadrimotor Douglas DC-8-72, depois de completar a sua última missão operacional. No dia 1º de abril, o clássico avião pousou no Armstrong Flight Research Center, em Palmdale, na Califórnia, encerrando uma carreira de 37 anos como laboratório aéreo.
A aeronave, matrícula N817NA/Código NASA #817, pousou na pista da Base Aérea de Edwards, onde fica o Armstrong Flight Research Center, após retornar de uma missão na Ásia, onde participou de estudos de qualidade do ar sob o programa ASIA-AQ (Airborne and Satellite Investigation of Asian Air Quality). O clássico jato foi recebido com o tradicional “water salute” dos Bombeiros da Planta 42 da USAF.
Fabricado em 1969 para a Alitalia (matrícula I-DIWK), o DC-8-62 (número de construção 46082) voou por dez anos para a companhia aérea italiana até ser vendido em 1979 para a empresa americana Braniff (N801BN). Em 1986 a NASA comprou o jato para transformá-lo em um avançado laboratório aéreo de pesquisas, e como parte do projeto a aeronave recebeu modernos motores CFM56, passando a ser designada como DC-8-72. Inicialmente foi matriculado N717NA, e apenas em 1998 foi rematriculado como N817NA.
Com uma autonomia para voar até 12 horas e alcance aproximado de 5.400 milhas náuticas (9.900 km), o DC-8-72 pode transportar até 45 pessoas (tripulantes e cientistas) e mais de 13 toneladas de equipamentos científicos.
Segundo a NASA, os dados coletados em voo pelos sensores do DC-8 têm sido utilizados nos mais diversos campos de pesquisas em áreas como arqueologia, biologia, ecologia, geografia, hidrologia, meteorologia, oceanografia, vulcanologia, química atmosférica, ciência criosférica, ciência do solo, estudos do efeito estufa, entre outras.
A previsão é que o descomissionamento oficial do N817NA ocorra no próximo mês de maio, e sua fuselagem seja enviada para a Idaho State University, em Pocatello, onde será usada para treinar futuros técnicos de manutenção de aeronaves.
Conforme noticiamos em janeiro do ano passado, a NASA comprou no final de 2022 um Boeing 777-200ER para substituir o Douglas DC-8. Fabricado em 2003, o 777 voou até maio de 2020 para a Japan Airlines (matrícula JA704J c/n 32892), quando foi enviado para armazenamento em Victorville/Southern California Logistics, no deserto da Califórnia.
Em 15 de dezembro de 2022, o B777 (matrícula americana N774LG) foi enviado para o Langley Research Center, para o início das modificações em um laboratório aéreo. O cronograma prevê que a nova aeronave da NASA realize sua primeira missão científica em 2025.
@FFO