O Navio de Apoio Oceânico NApOc Mearim (G150) da Marinha do Brasil, realizou, entre os dias 21 e 23 de julho de 2020, ações de presença e inspeção naval na fronteira marítima no Chuí/RS, extremo sul do Brasil. As ações contribuíram para a fiscalização da segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica, e foram executadas em coordenação com um navio da Armada Uruguaia, a Fragata ROU01 Uruguay, que também efetuou atividades semelhantes no lado uruguaio.
As ações conjuntas com a Marinha Uruguaia, proporcionam o intercâmbio de informações e capacitações de militares, além de contribuir para as relações diplomáticas entre os dois países.
No regresso, o NApOc Mearim realizou exercícios de operações aéreas tipo VERTREP (Vertical Replenishment) e Pick-up (transferência de pessoas ou cargas pelo guincho do helicóptero), com o helicóptero UH-12 Esquilo N-7050, pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51). O exercício ocorreu em proveito da manutenção da qualificação das tripulações do navio e do Esquadrão, nas referidas manobras, mantendo continuamente elevado o grau de prontidão dos meios navais e aeronavais empregados na jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval.
O N-7050 foi reintegrado ao EsqdHU-51 em 26 de maio, após passar por extensa revisão realizada na fábrica da Helibras. Ele foi o primeiro helicóptero do modelo AS350 Esquilo (designação Naval UH-12) adquirido pela Marinha do Brasil em dezembro de 1979.