Namíbia comprou dois Shaanxi Y-9. A Força Aérea da Namíbia (NAF) recentemente incorporou duas novas aeronaves de transporte de origem chinesa Shaanxi Y-9. Ambas chegaram ao País no mês passado e foram apresentadas oficialmente no último sábado (14) em uma cerimônia realizada na Base Aérea de Grootfontein, em Otjozondjupa.
Os Y-9 deixaram a China em 11 de novembro para um voo de seis dias e sete escalas até chegarem ao País africano. As aeronaves receberam matrículas militares NAF 1990, alusivo ao ano de independência da Namíbia e NAF 1962, ano de nascimento do Marechal-do-Ar Martin Kambulu Pinehas, Comandante da Força de Defesa da Namíbia, em reconhecimento às suas contribuições para o crescimento da Força Aérea.
Fabricado pela Shaanxi Aircraft Corporation, o Y-9 é um quadrimotor de transporte multimissão considerado uma evolução do Y-8 (versão chinesa do soviético Antonov 12 “Cub”). Ele incorpora modernos motores WJ-6C de seis pás, cabine de comando com aviônicos no conceito glasscockpit, pod frontal eletro-óptico infravermelho (FLIR), entre outros sistemas. Pode transportar até 20 toneladas de cargas ou 98 paraquedistas equipados em seu compartimento de principal que mede 16,2 metros de comprimento, 3,2 metros de largura e 2,3 metros de altura.
A incorporação dos Shaanxi Y-9 à frota da NAF representa um aumento significativo nas suas capacidades de transporte militar do País, atualmente baseado em um Antonov An-26 e dois Harbin Y-12.
@FFO