NAF recebe três L-39 modernizados na República Tcheca. A Aero Vodochody concluiu o trabalho de manutenção em três jatos L-39ZA da Força Aérea da Nigéria (NAF — Nigerian Air Force). Após uma revisão de dois anos, às três aeronaves partiram da República Tcheca para a Nigéria em 17 de julho, chegando dias depois a base aérea de Kano/Mallam Aminu (DNKN).
Em 2020, os três L-39ZAs foram transportados para a República Tcheca para uma revisão geral e atualização de aviônicos nas instalações da Aero Vodochody, na capital Praga. A empresa americana Genesys Aerosystems atualizou os aviônicos que incluem a instalação de um display Head Up Display (HUD) da Speel, projetado pela República Tcheca. O trabalho foi realizado em conjunto com uma pequena equipe do NAF, que ficou trabalhando organicamente em Praga.
Embora as aeronaves tivessem a previsão de serem entregues no terceiro trimestre de 2021, o processo foi adiado devido à pandemia de COVID-19. Estes não são os primeiros L-39 revisados. Em novembro de 2020 a Força Aérea da Nigéria recebeu duas aeronaves recondicionadas em um trabalho feito localmente, que envolve a inspeção detalhada dos componentes principais e cruciais da fuselagem, motor, aviônicos e sistema de escape da aeronave. No entanto este são os primeiros três que forma literalmente modernizados pelo fabricante. Hoje a NAF tem em seu inventário cerca de 9 L-39, todos sediados no 403 Flying Training School. A NAF está assumindo o trabalho de manutenção e reparo em seus L-39ZA, Alpha Jets, caças F-7Mi e C-130H Hercules.
@CAS