Na Ala da Esquadrilha da Fumaça! Para marcar os 70 anos da Esquadrilha da Fumaça, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) da Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um documentário em vídeo que será publicado em quatro episódios temáticos. Confira!
Produção e Roteiro: Tenente Emília Maria Imagens e Edição: Sargento Ronan Cândido.
EPISÓDIO 1 — NO SOLO.
No primeiro vídeo, intitulado “No Solo”, o público vai saber mais sobre o trabalho dos Anjos da Guarda da Fumaça, aqueles responsáveis por manter aeronaves e equipamentos sempre seguros.
EPISÓDIO 2 — NOS BASTIDORES.
Nesse segundo vídeo, “Nos Bastidores”, é possível acompanhar um pouco das cenas que geralmente não são observadas pelo público, como as viagens e a saudade da família.
EPISÓDIO 3 — NO AR!
“No Ar” é o episódio em que os pilotos contam suas histórias e a maneira como treinam para fazer as manobras que encantam a todos por onde passam.
Criado oficialmente em 14 de maio de 1952 o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da FAB completou em 2022 seus 70 anos. A data de 14 de maio marca o dia da primeira demonstração oficial, feita no Rio de Janeiro por um grupo de instrutores de voo, usando as aeronaves North American NA T-6 Texan da então Escola de Aeronáutica.
Em 1953 foi incluída a fumaça nas demonstrações e, com isto, a equipe é batizada, carinhosamente, pelo público de “Esquadrilha da Fumaça”, alcunha que se mantém até os dias de hoje. A partir de 1955 a Esquadrilha passa a ter cinco T-6 de uso exclusivo, com pintura e distintivos próprios. Porém, é só em 1963 que a unidade é denominada oficialmente “Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira”. Neste mesmo ano o T-6 deu lugar ao jato francês Fouga Magister, designados como T-24 na FAB.
Em 1969 a Escola de Aeronáutica é extinta e em seu lugar surge a Academia da Força Aérea (AFA), que em 1971 passa a ser sediada na cidade de Pirassununga/SP, que se torna a nova casa da “Fumaça”.
Devido ais custos e dificuldades operacionais, inclusive de estrutura dos aeroportos para realizar as demonstrações, em 1972 os T-24 são desativados, marcando o retorno dos T-6G, que acabam sendo desativados em 1976, após 1272 demonstrações. A saída do T-6 mar a desativação da Esquadrilha da Fumaça.
O fim da “Fumaça” não representou o fim do sonho de uma unidade de demonstração aérea. Por sito em 1980 é criada na AFA o Cometa Branco, equipado com os T-25 Universal e formado por grupo de instrutores de voo da que foi o embrião para reativação a Esquadrilha da Fumaça. Sua primeira demonstração ocorreu em 10 de outubro de 1980.
Pouco mais de dois anos depois, em 21 de outubro de 1982, a iniciativa dos instrutores do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA deu resultado, pois ressurgia oficialmente a Esquadrilha da Fumaça, agora denominada como Esquadrão de Demonstração Aérea. No ano seguinte, a unidade é equipada com os Embraer T-27 Tucanos. O T-27 se tornou um dos vetores mais lendários da unidade, sendo empregado até 2012, quando começa a ser substituído pelo Embraer A-29 Super Tucano, atual vetor da unidade. O T-27 se despediu em 31 de março de 2013 em Brasília. Já o A-29 fez sua primeira demonstração em 3 de julho de 2015 na AFA.
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