MV-22B dos USMC pousam no navio anfíbio turco TCG Anadolu. Aeronaves MV-22B Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) recentemente operaram no navio de assalto anfíbio da Marinha Turca TCG Anadolu. As operações ocorrem em 15/08, mas só foi revelada recentemente, e fazem parte de exercícios bilaterais realizados entre as Marinhas de ambos países no Mar Mediterrâneo.
Os MV-22B do Marine Medium Tiltrotor Squadron 365 (VMM 365) “Blue Knights” estão embarcados no navio anfíbio USS Wasp, e as operações ocorreram durante uma navegação em formação com o navio de transporte e carga USS Oak Hill, o TCG Anadolu e a fragata turca TCG Gokova.
O exercício de dissuasão foi realizado entre 13 e 17/08, e ocorreu no contexto da crise em andamento no Oriente Médio, especialmente para prevenir eventuais ataques do Irã ou do Hezbollah contra Israel.
Pelas imagens, ao menos três MV-22B (códigos 02, 06 e 15) pousaram no convés do TCG Anadolu. AS manobras de aproximação, pouso e amarração do Osprey no convés foram orientadas por marinheiros turcos sob instrução de militares americanos.
As operações dos Osprey das Forças Armadas dos EUA estão com restrições, depois da queda de um tiltrotor CV-22 da USAF em 29 de novembro de 2023, vitimando oito militares. O acidente foi causado por uma pane mecânica (saiba mais).
O Comando Naval dos EUA para Europa e África (NAVEUR-NAVAF) foi responsável por gerenciar as operações dos navios de guerra dos EUA durante o exercício. O Comando tem por objetivo manter poder de dissuasão na região, o que inclui o Mar Mediterrâneo Oriental, para promover a estabilidade regional em cooperação com Aliados e parceiros.
“Com sede em Nápoles, Itália, a NAVEUR-NAVAF opera forças navais dos EUA nas áreas de responsabilidade do Comando Europeu dos EUA e do Comando da África dos EUA. A 6ª Frota dos EUA é permanentemente designada para a NAVEUR-NAVAF e emprega forças marítimas por todo o espectro de operações conjuntas e navais”, disse um comunicado do Comando.
O TCG Anadolu é o maior navio de guerra da frota turca, além de deter o título de “primeiro navio do mundo” com uma ala aérea composta principalmente por aeronaves não tripuladas, principalmente o TB3 e o Kizilelma, ambos produzidos localmente pela Baykar.
A Marinha Turca encomendou o TCG Anadolu em 2015, foi lançado ao mar em abril de 2019 e comissionado em abril de 2023. Classificado como um navio de assalto anfíbio LHD, o Anadolu tem 231 metros de comprimento, 32 metros de largura e um deslocamento de 27.400 toneladas realizado em velocidade máxima de 21 nós. Seu alcance é de aproximadamente 9.000 milhas náuticas, podendo operar por 50 dias em alto mar.
@FFO