Museu sobre a WW II homenageia o 1º GAVCA na Itália. Hoje, 22 de abril de 2023, o Museu da Segunda Guerra Mundial do Rio do Po (Museo Della Seconda Guerra Mundiale del Fuime Po) sediado na Itália, inaugurou um monumento em homenagem aos feitos do 1º Grupo de Aviação de Caça na II Gande Guerra.
A cerimônia foi acompanhada pelo Brigadeiro do Ar Alessandro Cramer (COMPREP) e o Adido Brasileira na Itália, Coronel-aviador Luciano Pietrani. O monumento, que fica na cidade de Felonica, em frente ao Palazzo Cavriani, resgata e homenageia os feitos do Brasil e da FAB durante a campanha a Itália
Felonica, fica ao norte de Bolonha, as margens do Rio do Pó, cenário onde os P-47 brasileiros atuaram a quase 80 anos atrás. Felonica também abriga o Museu do Rio Pó da Segunda Guerra Mundial, um memorial que reúne os eventos de guerra que ocorreram nos territórios ao longo do Rio do Pó. Foi da curadoria deste museu que partiu a homenagem.
O museu possui filmes originais, fotos, documentos e relíquias do período dos primeiros ataques aéreos de 1944 a abril de 1945, quando o avanço aliado da frente do sul obrigou os alemães a atravessar dramaticamente o rio Pó. Foi a travessia do rio Pó pelo 5º Exército americano e pelo 8º Exército britânico, que terminou a 25 de abril de 1945, que deu início à insurreição dos Comitês de Libertação Nacional da Alta Itália.
A homenagem vem no dia dos 78 anos, celebrado como o “Dia de Aviação de Caça” na Força Aérea Brasileira — comemorados hoje! A data remonta o distante 22 de abril de 1945, dia em que o 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), com seus poderosos Republic P-47D Thunderbolt, realizou o maior número de voos de combate da unidade durante a Segunda Guerra Mundial, dentro do Teatro de Operações da Itália. Foram 11 missões de 44 surtidas!
@CAS