O Museu da Aviação Flying Leatherneck, divulgou em seu site oficial que o U.S. Marine Corps (USMC) pretende fechar definitivamente a instituição no próximo dia 1º de abril. O comunicado informa que o USMC deverá distribuir parte das aeronaves da coleção, vender outras e destruir algumas. Não há nenhum plano atual para descartar os artefatos.
A Flying Leatherneck Historical Foundation, uma organização sem fins lucrativos, é mantenedora do museu nos últimos 21 anos. Segundo informações o custo anual para manter o acervo e as instalações é de aproximadamente US $ 400 mil, custeados pela administração da Estação Aérea do USMC (MCAS) de Miramar. Por conta de restrições orçamentárias, o Comandante da unidade militar, Coronel Charles Dockery, tomou a decisão porque esses fundos não estarão mais disponíveis.
O Museu da Aviação Flying Leatherneck foi fundado em 1989 na MCAS El Toro, Califórnia, fechada em 1999 como parte do programa de reorganização das unidades. Assim, o acervo do museu foi transferido para o MCAS Miramar, também na Califórnia. Anualmente, cerca de 35.000 pessoas visitam o museu.
Durante a última década, a administração do museu lutou para fechar um acordo orçamentário com os comandantes do USMC, que não chegaram a bom termo. Agora foi anunciado que o orçamento anteriormente destinado para o museu, é necessário para missões operacionais de maior prioridade dos Fuzileiros.
O acervo do museu reune aproximadamente quarenta aeronaves e helicópteros históricos, em vários estados de preservação. Todos representam a rica história da aviação do USMC desde a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje. Entre os exemplares do acervo estão em exibição um B-25J Mitchell, FM-2 Wildcat, F4U-5NL Corsair, A-4F Skyhawk, TA-4J Skyhawk, A- 6E Intruder, RF-4B Phantom, F-4S Phantom, F-5E Tiger II, RF-8G Crusader, F9F-2 Panther, EF-10B Skynight, F / A-18A Hornet, AH-1J Cobra, UH-1N “ Huey ”Iroquois, CH-53A Sea Stallion, AV-8A Harrier e OV-10D Bronco. A mais recente adição é um EA-6B Prowler, recebido em 04 de fevereiro de 2014. Provavelmente, a aeronave mais original em exibição é um Bell 214ST da Força Aérea do Iraque, capturado pelos fuzileiros navais durante a Guerra do Golfo de 1991.
Ainda não está claro o que acontecerá com todas as aeronaves e artefatos da coleção, mas o porta-voz do MCAS Miramar mencionou que foram iniciadas conversações com o San Diego Air & Space Museum e o USS Midway Museum. Além disso, o Marines Corps Recruit Depot de San Diego mostrou interesse em colocar uma aeronave em exibição na Navajo Codetalker.
O Museu da Aviação Flying Leatherneck iniciou uma ação pedindo para o público entrar em contato com membros do Congresso dos EUA e líderes do USMC na tentativa de derrubar a decisão. Para conhecer a ação do museu acesse: https://flyingleathernecks.org/inside-loop/podcasts/save-the-museum/
@FFO