MUSAL recebe helicóptero de ataque Mi-35M e abre seus portões para grande evento público. O Museu Aeroespacial (MUSAL) da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu em 05 de agosto uma nova aeronave para compor o seu acervo permanente. Trata-se do helicóptero de ataque AH-2 Sabre, FAB 8961, que até então era operado pelo 2º/8º GAv – Esquadrão Poti, sediado na Base Aérea de Porto Velho (RO). A nova aeronave do MUSAL poderá visitada no evento “Portões Abertos” que ocorrerá neste domingo (07/08).
A carreira de quase 12 anos de serviços dos Mil Mi-35M ou AH-2 Sabre, como são designados no Brasil, está chegando ao fim. Por problemas de logística de peças e manutenção (agravado com a guerra na Ucrânia), em fevereiro deste ano a FAB determinou a desativação desses helicópteros, deixando incerto o futuro do 2º/8º GAv.
Em 17 de abril de 2010 era realizada a cerimônia oficial de incorporação dos doze helicópteros de ataque AH-2 para o Esquadrão Poti. Adquiridas em outubro de 2008 por US$ 369 milhões, eles foram entregues pela fabricante russa em quatro lotes entre dezembro de 2009 e dezembro de 2014.
Matriculados de FAB 8951 a 8962, eles voaram menos de 10 mil horas na FAB, sendo o primeiro equipamento de origem russa a operar no Brasil. Os AH-2 Sabre participaram de diversas operações como, por exemplo, ações de defesa na Copa do Mundo de 2014, Operação Ágata, missões de combate ao narcotráfico na Amazônia, entre muitas outras.
Desde sua implantação, esses vetores sofreram com problemas de logística na cadeia de suprimentos de peças e manutenção, muitas vezes resultando no baixo índice de operacionalidade da frota. Esses problemas fizeram que o Comando da Aeronáutica determinasse a desativação das aeronaves, que estão sendo armazenadas no Parque de Manutenção da Aeronáutica em Lagoa Santa, Minas Gerais (PAMA-LS).
Esses helicópteros de ataque tem um bom valor no mercado internacional e, provavelmente, serão vendidas para operadores com mais tradição no tocante a operação de aeronaves de origem russa.
Aparentemente sete células já estão em preservação no PAMA-LS (entre elas os FAB 8957, 8959, 8960 e 8962), três estariam em Porto Velho sem condições de voo, uma aguarda transferência e uma (FAB 8961), foi transferida para o acervo do MUSAL.
A mais nova “peça” do acervo do Museu Aeroespacial da FAB, o helicóptero de ataque AH-2 Sabre FAB 8961, poderá ser vista pelos visitantes que comparecerem ao grande evento que será realizado pela instituição amanha (07/08).
Para celebrar o aniversário de 149 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, pai da aviação, ocorrido no último dia 20 de julho e, também, ao Bicentenário da Independência do Brasil, o MUSAL abrirá seus portões para receber a comunidade.
O Diretor do Museu, Brigadeiro do Ar R/1 Mauricio Carvalho Sampaio, informou à Agência Brasil que o evento faz parte de um grupo de programações que estão sendo desenvolvidas ao longo deste ano na Força Aérea. “Queremos trazer o público para conhecer o Museu Aeroespacial, a história da Força Aérea Brasileira e da aviação brasileira. E nada mais simbólico e grandioso do que nós, brasileiros, termos Santos Dumont, o pai da aviação, que há 149 anos criou o mais pesado que o ar. Ele conseguiu fazer com que a aeronave alçasse voo por meios próprios”.
Os portões do Musal serão abertos ao público neste domingo (07/08) entre as 09h00 e 19h00. Entre as atrações, destaque para demonstrações aéreas, balonismo, aeromodelismo, oficinas educativas, paraquedismo e praça de alimentação. Uma Praça de Alimentação instalada no local facilitará que as famílias passem o dia no local e conheçam a aviação.
Embora a entrada seja gratuita, o MUSAL sugere ao público que pratique solidariedade, levando um quilo de alimento não-perecível. Os mantimentos serão doados ao Instituto Casa Viva, organização atua em atendimento às necessidades da população em situação de vulnerabilidade social.
O MUSAL fica na Avenida Marechal Fontenelle, 2.000 – Campo dos Afonsos, zona oeste do município do Rio de Janeiro. Mais detalhes acesse: www2.fab.mil.br/musal
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO