
BAGRAM AIRFIELD, Afghanistan--A pilot assigned to the 494th Expeditionary Fighter Squadron launches his F-15E Strike Eagle from Bagram Airfield in support of Operation Enduring Freedom Jan. 23, 2010. The 494th EFS is deployed from Royal Air Force Lakenheath, England. (U.S. Air Force photo by/Staff Sgt. Richard Williams)

Mudanças na 48th FW de Lakenheath. Um relatório da Força Aérea Americana forneceu mais detalhes sobre a futura estrutura da 48th Fighter Wing na RAF Lakenheath, Suffolk, a mais importante da USAF na Europa.
No relatório “Estrutura de Força de Caça Futura a Longo Prazo” (Long-Term Future Fighter Force Structure), a USAF afirma que planeja adicionar um terceiro esquadrão de F-35A em Lakenheath, fazendo a transição do 494th Fighter Squadron (494th FS) — “Panthers” do F-15E Strike Eagle para o caça de quinta geração. A desativação do F-15E no 494th FS está prevista para começar em 2028, com a introdução do F-35A em 2029.
Além disso, o documento afirma que o 492nd Fighter Squadron (494nd FS) — “Bolars” (também conhecido como “Madhatters”) será desativado. O encerramento das operações dos F-15E do 492nd FS está previsto para começar, segundo o relatório, em 2027, com suas aeronaves e as do 494th FS retornando aos EUA. Com isto, não só o F-15E, mas o F-15 em todos os modelos será retirado da Europa. Com isto, a Lakenheath será uma base formada por três esquadrões de F-35 — 493rd, 494th e 495 th FS.

O relatório foi compilado a pedido do Congresso como parte da Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2025, que exigiu que a USAF apresentasse seu plano para a força de caças para os próximos 10 anos e como pretende atingir seus objetivos.
O plano da USAF de remover os F-15E de Lakenheath veio à tona no início deste ano, durante uma audiência em 20 de maio de 2025 sobre a Postura do Departamento da Força Aérea em Revisão em relação à Solicitação de Autorização de Defesa para o Ano Fiscal de 2026, realizada pelo Comitê de Serviços Armados do Senado.
No relatório sobre a Estrutura da Força de Caça Futura de Longo Prazo, a USAF afirma que o F-15E é “o comprovado cavalo de batalha da frota da USAF em todos os teatros de operação. Desativar algumas aeronaves F-15E com motor PW-220 aumenta a sustentação geral do F-15E e a prontidão para missões, permitindo que a USAF concentre recursos na modernização e sustentação de aeronaves equipadas com PW-229”.
A frota de F-15E utiliza o motor Pratt & Whitney F100-PW-220 ou o mais potente −229. A USAF havia buscado aprovação para aposentar 26 dos F-15E com motor F100-PW-220 na Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2025; no entanto, a permissão foi negada pelo Congresso.
Ambos os esquadrões de Lakenheath utilizam aeronaves StrikeEagle equipadas com motores F100-PW-229. Retirar elas da Europa, tem por objetivo, que essas aeronaves sejam redistribuídas para unidades baseadas nos EUA. Assim, o desejo da USAF de aposentar os F-15E equipados com o motor F100-PW-220 poderia ser realizado.

Planejado em 2023, o serviço queria retirar 119 aeronaves da frota de 218 Strike Eagles até o ano fiscal de 2028. Além de recusar a aposentadoria de 26 F-15E, a Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2025 declarou que o Secretário da Força Aérea não pode aposentar ou armazenar nenhum F-15E até que um período de 180 dias tenha decorrido após 31 de dezembro de 2025.
No geral, o relatório afirma que a Força Aérea dos EUA precisa aumentar sua frota de caças dos atuais 1.271 para 1.558 até 2035. Em sua introdução à Estrutura da Força de Caça Futura de Longo Prazo, o Secretário da Força Aérea, Troy Meink, afirmou: “Este relatório reflete com precisão os planos atuais da USAF, mas, como qualquer plano, está sujeito a possíveis alterações com base em imprevistos circunstâncias, incluindo níveis orçamentários futuros, novas informações e desvios de programa inerentes à vida real.”
O tamanho da frota de F-15E Strike Eagle parece destinado a continuar sendo uma questão controversa no futuro, já que o Congresso tem sido enfático em seu apoio à manutenção do número de F-15E. Os legisladores lutaram por vários anos contra as tentativas da USAF de acelerar a aposentadoria do A-10C Thunderbolt II, embora o Congresso tenha cedido recentemente.

A era do F-35A em Lakenheath
A USAF anunciou pela primeira vez em 2015 que Lakenheath seria uma base para os seus F-35A. A primeira unidade da 48th FW a receber o Lightning II foi o ressuscitado 495th FS, que até 13 de dezembro de 1991 operava os F-111F. O oficialmente retornou à ativa em 1º de outubro de 2021 com o novo nome de 495th — ‘Valquírias’. Seus primeiros quatro F-35A pousaram na base de Suffolk em 15 de dezembro de 2021.

A segunda unidade a receber o F-35A em Lakenheath foi o 493th FS — “Grim Reapers”, com a primeira aeronave da unidade chegando em 16 de abril de 2022. Os caças de quinta geração substituíram a frota de aeronaves F-15C/D do esquadrão. Os dois FS da 48th FW devem ter um total de 54 F-35A.
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