MTAB-Bolívia promove palestra sobre Plano Global da Navegação Aérea. A equipe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia (MTAB-Bolívia) promoveu, na última semana, uma palestra sobre o Plano Global de Navegação Aérea (GANP), da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). O encontro teve como objetivo contribuir para o processo de aperfeiçoamento técnico dos militares da área operacional do Comando de Segurança e Defesa do Espaço Aéreo (COSDEA), da Força Aérea Boliviana, como parte do programa de capacitação que está sendo desenvolvido em colaboração com a MTAB-Bolívia.
O Plano Global na Navegação Aérea (GANP), do inglês Global Air Navigation Plan, documento-chave da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e tema principal da palestra, foi apresentado como um instrumento crucial para impulsionar a evolução do sistema global de navegação aérea, apoiando planejamentos nacionais e regionais na área ATM.
Durante o evento, o assessor operacional da MTAB-Bolívia, Capitão Ricardo David Benedictis, abordou a interconexão entre a indústria da aviação e os indicadores econômicos em níveis nacionais e internacionais, destacando a rápida expansão do setor aéreo. Além disso, foram discutidos os serviços essenciais necessários para um sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM), com base na análise dos Elementos Constitutivos Básicos (estrutura BBB) descritos no GANP. Em seguida, foram apresentados os principais conceitos da estrutura ASBU (Evolução por Blocos do Sistema de Aviação), com o intuito de facilitar a interpretação e a correta aplicação desses conceitos nos grupos locais de implementação.
O Oficial enfatizou a implementação bem-sucedida das Rotas Diretas no espaço aéreo brasileiro como um exemplo de otimização das operações aéreas com investimento mínimo. “Entender os conceitos de elementos, temas, blocos, habilitadores e módulos ASBU é fundamental para a aplicação do GANP nos processos de assessoramento que oficiais e graduados praticam regularmente quando participam de Grupos de Trabalho, visando a implementação de novos conceitos e tecnologias ATM no âmbito do Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, na Bolívia”, explicou o Capitão David.
O evento contribuiu para fortalecer os laços de cooperação entre a MTAB-Bolívia e a Força Aérea Boliviana, tendo em vista o aprimoramento das capacidades técnicas e operacionais no campo da navegação aérea e promover o desenvolvimento contínuo das práticas de controle de tráfego aéreo ao efetivo do COSDEA. Com essas iniciativas, espera-se uma implementação mais eficaz e harmonizada das normas internacionais de aviação civil, bem como dos conceitos e tecnologias previstos no GANP, garantindo um espaço aéreo mais eficiente e seguro para todas as operações.
Fonte: FAB
@FFO