MQ-9B SeaGuardian para a Guarda Costeira do Japão. Em 19 de outubro de 2022, um General Atomics MQ-9B SeaGuardian foi entregue a Hachinohe, para ser operado pela Guarda Costeira do Japão (JCG). A aeronave com matrícula N467SG e código JCG RA467, estava em cores e marcações JCG completas.
A aeronave ainda é de propriedade da General Atomics e opera exclusivamente para o projeto de implantação de Aeronaves Remotamente Pilotadas da JCG. Este projeto já vem sendo desenvolvido há algum tempo, tanto que voos de demonstração foram feitos em outubro de 2020 de Hachinohe. Nesta oportunidade, a General Atomics demonstrou a relação custo-benefício do MQ-9B SeaGuardian como um método de vigilância aérea eficaz e barato, que resultou em sua seleção para apoiar o projeto Remotely Piloted Aircraft Systems (RPAS) da Japan Coast Guard (JCG).
O MQ-9B Sea Guardian será usado para conduzir vigilância marítima de área ampla para apoiar as missões do JCG, que incluem busca e salvamento, resposta a desastres e aplicação da lei marítima. O SeaGuardian possui um radar de busca de superfície marítima multimodo com um modo de imagem Inverse Synthetic Aperture Radar (ISAR), um receptor do Sistema de Identificação Automática (AIS) e um sensor de vídeo de alta definição — Full-Motion, equipado com câmeras ópticas e infravermelhas para captar imagens de dia e a noite.
@CAS