MQ-9A realiza teste de Comando e Controle via SATCOM. No dia 22 de dezembro de 2022, a General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) e a Air National Guard (ANG), com apoio conjunto do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) e da USAF, testou em voo uma aeronave pilotada remotamente (RPA) MQ-9A equipada com um sistema de comando e controle (C2) de comunicações por satélite (SATCOM) em órbita terrestre baixa (LEO).
Esse recurso inovador oferece cobertura e conectividade globais que permitirão operações ponto a ponto para a família de RPA da GA-ASI — incluindo modelos como MQ-9B SkyGuardian/SeaGuardian, MQ-9A Reaper e Gray Eagle 25M.
“Isso realmente muda o jogo para nossas plataformas”, disse o presidente da GA-ASI, David R. Alexander. “O uso do LEO SATCOM não apenas mantém as aeronaves conectadas do Polo Norte ao Polo Sul, para permitir operações nos ambientes mais austeras, mas também, fornece conectividade resiliente que permite aos operadores passar muito mais dados de e para a aeronave”.
Testes iniciais indicam que o LEO SATCOM reduz significativamente a latência e pode ser usado em todas as fases do voo. Para os clientes da família de sistemas MQ-9, o LEO SATCOM deve diminuir os custos operacionais, e o espaço físico menor aumentará a flexibilidade e reduzirá os custos futuros de integração de carga útil. O teste de voo do MQ-9A foi baseado nas Instalações de Operações de Voo Gray Butte da GA-ASI perto de Palmdale, Califórnia, e seguiu várias semanas de testes no solo, antes de ensaio real em voo.
Fonte: GA-ASI.
@CAS