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MQ-9 Reaper operando na Europa com pod SIGINT/ISR

16 de novembro de 2020
Imagem do MQ-9 Reaper, N428HK, pousando na Base Aérea de Lask, Polônia, com o pod SIGINT/ISR sob a asa direita (Foto: Ministerstwo Obrony Narodowej).

Recentemente o veículo aéreo não tripulado (UAV) MQ-9 Reaper, à serviço da USAF, foi visto operando na Polônia equipado com um pod bastante diferente, o qual especialistas sugerem que seja para missões de inteligência e vigilância SIGINT/ISR (Signals intelligence / Intelligence-gathering, Surveillance, and Reconnaissance).

As imagens do MQ-9 Reaper pousando na Base Aérea de Lask (32. Baza Lotnicza), foram divulgadas nas redes sociais do Ministério de Defesa da Polônia em 11 de novembro, e saudava a operação conjunta entre a força aérea do país e a U.S.Army. Na verdade, o Reaper em questão é civil, e pertence a uma empresa contratada pelo Ministério da Defesa dos USA, para operar missões não armadas e vigilância na Europa.

Os MQ-9 equipados com o pod SIGINT/ISR, são aeronaves civis constratadas pela USAF para missões ISR (Foto: Ministerstwo Obrony Narodowej).

Produzido em conjunto pela General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) e pela L3 Technologies, o novo sistema SIGINT/ISR que equipa os MQ-9 Reaper (ou Predator B), foi desenvolvido durante o ano passado, e estaria em uso na Europa pelo 52nd Expeditionary Operations Group (52 OG) Detachment 2, sediado na Base Aérea de Miroslawiec, Polônia.

O 52 OG Detachment 2, é uma unidade deslocada, porém que compõe a 52nd Fighter Wing, da Base Aérea de Spangdahlem, Alemanha, e cuja a missão é conduzir operações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) a partir do território polonês.

Twitter do MoD Polônia, mostrando o MQ-9 Reaper com pod ISR na asa direita (Fonte: Ministerstwo Obrony Narodowej)

Os MQ-9 do 52 OG Detachment 2, são aeronaves civis e desarmadas, operadas e mantidas por contratados da USAF, cujas atribuições são fornecer serviços de inteligência, comunicações, análise de informações e proteção às unidades militares. Desde o final do ano passado, duas aeronaves com matrículas civis, N428HK e N429HK, estão sendo vistas operando pela Europa.

@FFO

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