MQ-9 Reaper elimina o líder da Al-Qaeda Ayman al-Zawahiri. Um Unmanned Aerial Vehicle (UAV) General Atomics MQ-9 Reaper da USAF foi empregado para eliminar o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri. O ataque realizado às 22h da noite do dia 30 de julho, em Cabul, no Afeganistão. A informação foi confirmada em rede nacional pelo Presidente Joe Biden, no dia 1º de agosto.
“Deixamos claro novamente esta noite que não importa quanto tempo leve, não importa onde você se esconda, se você for uma ameaça ao nosso povo, os Estados Unidos o encontrarão e o eliminarão”, disse o Presidente Americano Joe Biden.
O MQ-9 lançou dois mísseis AGM-114 Hellfire em uma casa em Cabul, atingindo al-Zawahiri quando ele estava em uma varanda. Familiares em outras partes da casa não ficaram feridos e não há indicações de que outros civis tenham sido atingidos no ataque, disse o Pentágono.
O ataque contra al-Zawahiri, que sucedeu Osama bin Laden depois que o fundador da Al-Qaeda foi morto por SEAL da Marinha em 2011 no Paquistão, é a primeira grande ação militar americana no Afeganistão desde que os militares se retiraram em agosto passado. A partida das tropas ocidentais levantou preocupações de que o governo dos EUA teria dificuldades para realizar missões e coletar informações “além do horizonte” — ou seja, fora do país.
Al-Zawahiri, que serviu como vice de Bin Laden, esteve envolvido nos atentados de 1998 às embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia, segundo o FBI, e no atentado de 2000 ao USS Cole. Ele também ajudou a organizar os ataques terroristas de 11 de setembro, que mataram cerca de 3.000 pessoas.
“Para as famílias que perderam pais, mães, maridos, esposas, filhos e filhas, irmãos e irmãs, amigos e colegas de trabalho naquele dia escaldante de setembro, espero que esta ação decisiva traga mais uma medida de encerramento”, disse Biden. .
A morte do líder terrorista será um “golpe significativo” na capacidade da Al Qaeda de planejar ataques contra os Estados Unidos. Membros do Congresso rapidamente elogiaram a Casa Branca pela operação bem-sucedida. “Al-Zawahiri liderou a Al-Qaeda por mais de uma década e tem o sangue de muitos militares americanos e civis inocentes em suas mãos”, disse a Senadora de Iowa Joni Ernst, em um comunicado.
Biden deu sinal verde para a greve em 25 de julho, após se reunir com altos membros do gabinete e assessores para um briefing final, disse a autoridade. O ataque só foi possível porque o EUA usaram o espaço aéreo do Paquistão. O Governo de Islamabad certamente deu permissão a Washington e franqueou o seu espaço aéreo. Além disto há informações que o serviço de inteligência paquistanês forneceu diversas informações sobre o alvo, inclusive o paradeiro de Zawahri.
O MQ-9 Reaper, que disparou os mísseis contra o chefe da All Qeada, provavelmente decolou de uma base aérea dos EUA em um país do Oriente Médio (provavelmente nos Emirados Árabes Unidos), atravessou o Mar Arábico e entrou no espaço aéreo paquistanês. Terroristas da rede Haqqani trabalharam rapidamente após o ataque para encobrir que al-Zawahiri estava morando na casa, incluindo a evacuação de sua esposa e filhos, disse a autoridade.
@CAS