• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

MQ-9 Agile Combat Employment

19 de julho de 2021
MQ-9 Agile Combat Employment. Testes mostraram que O MQ-9 poderá operar em campos de aviação sem a infraestrutura tradicional de lançamento e recuperação, isto é, sem uma equipe de solo, ampliando sua agilidade (Foto: USAF).

MQ-9 Agile Combat Employment. O 556th Test and Evaluation Squadron (556th TES) provou no último dia 8 de julho que a Capacidade Automática de Decolagem e Aterrissagem (ATLC – Automatic Takeoff and Landing Capability) do MQ-9 Reaper está pronta, permitindo que as tripulações operem em campos de aviação sem a infraestrutura tradicional de lançamento e recuperação, ou seja, ele poderá operar fora de bases previamente preparadas para o uso de UAS. Essa capacidade é um ponto chave para o programa MQ-9 Agile Combat Employment, que dará uma agilidade sem igual as operações ISR e de ataque.

MQ-9 Agile Combat Employment. Testes mostraram que O MQ-9 poderá operar em campos de aviação sem a infraestrutura tradicional de lançamento e recuperação, isto é, sem uma equipe de solo, ampliando sua agilidade. Pouso do MQ-9 do 566th TES em Cheech AFB (Foto: USAF).
MQ-9 Agile Combat Employment. Testes mostraram que O MQ-9 poderá operar em campos de aviação sem a infraestrutura tradicional de lançamento e recuperação, isto é, sem uma equipe de solo, ampliando sua agilidade. Pouso do MQ-9 do 566th TES em Cheech AFB (Foto: USAF).

Anteriormente, todas as decolagens e pousos MQ-9 exigiam que uma equipe especializada de lançamento e recuperação estivesse localizada na base onde o Reaper estava programado para operar. Mas desta vez, com a tripulação controlando o MQ-9 via satélite a partir de Nellis AFB, foi possível operar o drone a partir da Creech AFB , a 55,6 milhas náuticas de distância sem qualquer apoio especializado em solo. O 556th TES já havia provado esse conceito, pousando na Creech AFB usando ATLC usando o controle via satélite a partir da Nellis AFB. Porém, as surtidas desta semana foram muito além.

No primeiro de dois dias de teste, o 556th TES voou o MQ-9 de Creech AFB para Cannon AFB , Novo México, onde pousou, taxiou e decolou novamente para Creech – tudo sob controle via satélite. Nesse caso, a tripulação usou imagens na cabine do piloto para gerar os pontos de referência para o sistema de pouso automatizado. No segundo dia, o destino mudou para Holloman AFB, Novo México, desta vez usando o pod de mira para examinar a pista, alimentar o sistema ATLC com os dados necessários para realizar um tráfego padrão no aeroporto, pousar e decolar novamente. Tudo sem apoio solo e controlado a milhas de distância.

MQ-9 Agile Combat Employment. Testes mostraram que O MQ-9 poderá operar em campos de aviação sem a infraestrutura tradicional de lançamento e recuperação, isto é, sem uma equipe de solo, ampliando sua agilidade. Pouso do MQ-9 do 566th TES em Cheech AFB (Foto: USAF).
MQ-9 Agile Combat Employment. Testes mostraram que O MQ-9 poderá operar em campos de aviação sem a infraestrutura tradicional de lançamento e recuperação, isto é, sem uma equipe de solo, ampliando sua agilidade. Pouso do MQ-9 do 566th TES em Cheech AFB (Foto: USAF).

Os procedimentos ATLC inicialmente exigiam que um MQ-9 estivesse no aeródromo de operação para taxiar na pista e que a tripulação marcasse eletronicamente os pontos de referência quando a aeronave estivesse fisicamente em posição na pista. As surtidas provaram que esse requisito era obsoleto. A tecnologia e as táticas derivadas do 556th TES estão maduras para a aeronave desviar para um campo onde um MQ-9 nunca esteve antes, e não será mais a necessário uma infraestrutura especializada para pousar UAS.

Ajustes ainda precisam ser feitos, inclusive com a implantação da próxima atualização de software do MQ-9 e o recebimento da estação de controle portátil, que junto com o novo sistema de ATLC, mudará a forma como que o MQ-9 será empregado em todo o mundo.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login