220127-N-HD110-1063 CARIBBEAN SEA - (Jan. 27, 2022) -- Chief Aviation Structural Mechanic Cody Traitz and Aviation Machinist’s Mate 2nd Class Tanner Corder, assigned to the “Sea Knights” of Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 22, observe an MQ-8C Fire Scout on the flight deck of the Freedom-variant littoral combat ship USS Milwaukee (LCS 5) during flight quarters, Jan. 27, 2021. Milwaukee is deployed to the U.S. 4th Fleet area of operations to support Joint Interagency Task Force South’s mission, which includes counter-illicit drug trafficking missions in the Caribbean and Eastern Pacific. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Danielle Baker/Released)
MQ-8C Fire Scout com atualização de radar. A versão atualizada do Northrop Grumman MQ-8C Fire Scout da US Navy foi implantado a bordo do navio de combate litorâneo da classe Freedom. o USS Milwaukee (LCS-5) em 14 de dezembro de 2021 para apoiar as operações na área de responsabilidade da U.S. 4th Fleet dos Estados Unidos.
O MQ-8 Fire Scout é o único helicóptero não tripulado da Marinha, projetado para fornecer recursos de inteligência, vigilância, reconhecimento e direcionamento (ISR&T – Intelligence, Surveillance, Reconnaissance and Targeting) em tempo real. O Fire Scout traz maior consciência situacional para a frota em operações marítimas distribuídas, ampliando o alcance e a resistência dos sensores do navio.
A variante mais recente – MQ-8C, tem maior carga útil e resistência do que seu antecessor e está equipada com o radar Leonardo Osprey AN/ZPY-8 que aumenta significativamente a capacidade do Fire Scout de identificar, detectar e rastrear alvos. O radar atualizado permite um campo de visão maior e alcance de modos digitais. O MQ-8C também deve ser implantado no Pacífico Ocidental ainda este ano.
“Estamos muito empolgados em trazer essa capacidade aprimorada para a frota”, disse o Capitão Eric Soderberg, gerente do programa MQ-8 Fire Scout. “Nossa equipe vem trabalhando em estreita colaboração com o navio há vários meses para garantir que essa implantação seja um sucesso”.
Enquanto estiver em andamento, o Helicopter Sea Combat Squadron 22 (HSC-22) – Detachment 5 empregará o Fire Scout e um MH-60S embarcado para conduzir operações antidrogas. O Fire Scout identificará alvos de interesse e refinará os dados de vigilância dos alvos de interesse existentes, permitindo recursos aprimorados para missões de combate ao tráfico de drogas ilícitas.
“O Fire Scout é um multiplicador de força, não apenas em nossa missão atual, mas em todas as missões que a Marinha dos EUA realiza”, disse o Comandante Brian Forster, Oficial em Comando do Milwaukee. “Estou muito empolgado com a equipe que tenho a bordo, que já demonstrou e continuará demonstrando como os ativos tripulados e não tripulados podem trabalhar juntos para alcançar efetivamente a missão”.
@CAS