MQ-8C Fire Scout com atualização de radar. A versão atualizada do Northrop Grumman MQ-8C Fire Scout da US Navy foi implantado a bordo do navio de combate litorâneo da classe Freedom. o USS Milwaukee (LCS-5) em 14 de dezembro de 2021 para apoiar as operações na área de responsabilidade da U.S. 4th Fleet dos Estados Unidos.
O MQ-8 Fire Scout é o único helicóptero não tripulado da Marinha, projetado para fornecer recursos de inteligência, vigilância, reconhecimento e direcionamento (ISR&T – Intelligence, Surveillance, Reconnaissance and Targeting) em tempo real. O Fire Scout traz maior consciência situacional para a frota em operações marítimas distribuídas, ampliando o alcance e a resistência dos sensores do navio.
A variante mais recente – MQ-8C, tem maior carga útil e resistência do que seu antecessor e está equipada com o radar Leonardo Osprey AN/ZPY-8 que aumenta significativamente a capacidade do Fire Scout de identificar, detectar e rastrear alvos. O radar atualizado permite um campo de visão maior e alcance de modos digitais. O MQ-8C também deve ser implantado no Pacífico Ocidental ainda este ano.
“Estamos muito empolgados em trazer essa capacidade aprimorada para a frota”, disse o Capitão Eric Soderberg, gerente do programa MQ-8 Fire Scout. “Nossa equipe vem trabalhando em estreita colaboração com o navio há vários meses para garantir que essa implantação seja um sucesso”.
Enquanto estiver em andamento, o Helicopter Sea Combat Squadron 22 (HSC-22) – Detachment 5 empregará o Fire Scout e um MH-60S embarcado para conduzir operações antidrogas. O Fire Scout identificará alvos de interesse e refinará os dados de vigilância dos alvos de interesse existentes, permitindo recursos aprimorados para missões de combate ao tráfico de drogas ilícitas.
“O Fire Scout é um multiplicador de força, não apenas em nossa missão atual, mas em todas as missões que a Marinha dos EUA realiza”, disse o Comandante Brian Forster, Oficial em Comando do Milwaukee. “Estou muito empolgado com a equipe que tenho a bordo, que já demonstrou e continuará demonstrando como os ativos tripulados e não tripulados podem trabalhar juntos para alcançar efetivamente a missão”.
@CAS