220106-N-HD110-1156 CARIBBEAN SEA - (Jan. 6, 2022) -- An MQ-8C Fire Scout attached to the “Sea Knights” of Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 22, Detachment 5, takes off from the flight deck of the Freedom-variant littoral combat ship USS Milwaukee (LCS 5), Jan. 6, 2022. Milwaukee is deployed to the U.S. 4th Fleet area of operations to support Joint Interagency Task Force South’s mission, which includes counter-illicit drug trafficking missions in the Caribbean and Eastern Pacific. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Danielle Baker/Released)
MQ-8 demonstra capacidades durante exercício da US Navy. O Northrop Grumman MQ–8 Fire Scout da US Navy apoiou recentemente um exercício Expeditionary Advanced Base Operations (EABO) na costa da Califórnia, demonstrando sua capacidade de transição do navio para a costa em um ambiente marítimo.
O EABO com o MQ-8C Fire Scout fez parte do exercício Resolute Hunter, realizado de 21 de junho a 1º de julho, aonde ele voou um total de 23 horas, provando o uso expedicionário do helicóptero não tripulado em terra e em várias classes de navios. O Resolute Hunter é um exercício de grande força conjunto e de coalizão focado no treinamento de pessoal em gerenciamento de batalha, comando e controle e inteligência, vigilância e reconhecimento.
“O Fire Scout é o único helicóptero não tripulado da Marinha com capacidade de desdobramento de um navio ou terra com ISR&T (Intelligence, Surveillance, Reconnaissance, and Targeting) no alcance estendido necessário para combates futuros”, disse o Capitão Dennis Monagle, gerente do programa Fire Scout. “O sistema é vital no uso expedicionário para conscientização situacional e tomada de decisões críticas”.
Durante o exercício, o Esquadrão da US Navy Helicopter Sea Combat 23 (HSC-23) lançou com sucesso o MQ-8C Fire Scout de Point Mugu e completou uma transferência para a Portable Mission Control Station (MCS-P) do destacamento na Ilha de San Clemente. O MCS-Pajuda o Fire Scout a se basear em locais austeros em terra, operações de heliporto em um local avançado e de um convés de voo de navios. Com o flexível MCS-P, o Fire Scout consegue pousar em outro navio ou em um local expedicionário em terra onde uma pista não é viável.
O Fire Scout está atualmente implantado a bordo do USS Jackson (LCS-6) na região do Indo-Pacífico. A Marinha planeja continuar as implantações a bordo dos LCS (Landing Craft Support) e com missões planejadas em fragatas da classe Constellation, além de operações potenciais de locais em terra sob o conceito EABO.
@CAS