MQ-8 demonstra capacidades durante exercício da US Navy. O Northrop Grumman MQ–8 Fire Scout da US Navy apoiou recentemente um exercício Expeditionary Advanced Base Operations (EABO) na costa da Califórnia, demonstrando sua capacidade de transição do navio para a costa em um ambiente marítimo.
O EABO com o MQ-8C Fire Scout fez parte do exercício Resolute Hunter, realizado de 21 de junho a 1º de julho, aonde ele voou um total de 23 horas, provando o uso expedicionário do helicóptero não tripulado em terra e em várias classes de navios. O Resolute Hunter é um exercício de grande força conjunto e de coalizão focado no treinamento de pessoal em gerenciamento de batalha, comando e controle e inteligência, vigilância e reconhecimento.
“O Fire Scout é o único helicóptero não tripulado da Marinha com capacidade de desdobramento de um navio ou terra com ISR&T (Intelligence, Surveillance, Reconnaissance, and Targeting) no alcance estendido necessário para combates futuros”, disse o Capitão Dennis Monagle, gerente do programa Fire Scout. “O sistema é vital no uso expedicionário para conscientização situacional e tomada de decisões críticas”.
Durante o exercício, o Esquadrão da US Navy Helicopter Sea Combat 23 (HSC-23) lançou com sucesso o MQ-8C Fire Scout de Point Mugu e completou uma transferência para a Portable Mission Control Station (MCS-P) do destacamento na Ilha de San Clemente. O MCS-Pajuda o Fire Scout a se basear em locais austeros em terra, operações de heliporto em um local avançado e de um convés de voo de navios. Com o flexível MCS-P, o Fire Scout consegue pousar em outro navio ou em um local expedicionário em terra onde uma pista não é viável.
O Fire Scout está atualmente implantado a bordo do USS Jackson (LCS-6) na região do Indo-Pacífico. A Marinha planeja continuar as implantações a bordo dos LCS (Landing Craft Support) e com missões planejadas em fragatas da classe Constellation, além de operações potenciais de locais em terra sob o conceito EABO.
@CAS