MQ-4C Triton voa por cinco horas sobre o Círculo Polar Ártico. O UAV de vigilância e inteligência Northrop Grumman MQ-4C Triton do tipo High-Altitude Long-Endurance (HALE) demonstrou com sucesso a “capacidade do seu sistema de navegação de operar em altas latitudes nas profundezas do Círculo Polar Ártico”. O voo foi ocorreu em 19 de setembro de 2024. A aeronave estava nas cores da US Navy.
O voo de teste começou em Deadhorse, Alasca, e levou o MQ-4C a voar a 160 quilômetros do Polo Norte em um voo de cinco horas, utilizando os “sistemas de navegação, computador de gerenciamento de missão e programas de voo operacional atualizados pela Northrop Grumman, para demonstrar com sucesso a capacidade do Triton de navegar no Ártico”.
O teste de voo segue uma demonstração semelhante conduzida sobre o Golfo do Alasca em junho de 2023, durante o exercício Northern Edge 2023. Na época, um MQ-4C Flying Test Bed (FTB) demonstrou a “capacidade incomparável de seu radar de detectar, rastrear e obter imagens de alvos com precisão relevante para armas e em um alcance de sobrevivência em um ambiente de alto mar”. A empresa descreveu o papel estratégico do Triton: “para aprimorar as operações marítimas conjuntas e distribuídas e dar mais suporte ao controle do mar em ambientes contestados”. Na época, o Triton estava se preparando para sua Capacidade Operacional Inicial (IOC).
Demonstramos com sucesso a capacidade do sistema de navegação #MQ4C Triton de operar em altas latitudes nas profundezas do Círculo Polar Ártico e comprovando as capacidades do ISRT no Polo norte. Como uma plataforma de alta altitude e longa duração, o Triton é adequado para missões na região do alto norte do planeta.
Northrop Grumman
O último “voo de teste” validou as “capacidades críticas de inteligência, vigilância, reconhecimento e direcionamento do drone no ambiente severo e austero do Polo Norte sobre o Oceano Ártico”. O design tecnológico avançado do Triton o torna a única aeronave autônoma de alta altitude e longa duração capaz de operar em altitudes acima de 50.000 pés por períodos de mais de 24 horas.
O Triton suporta uma “ampla gama” de missões, incluindo “patrulha marítima, inteligência de sinais e busca e salvamento”. O MQ-4C Triton opera em altitudes mais elevadas e tem uma resistência maior do que os sistemas de altitude média. Ele também incorpora operações simultâneas de sensores multi-inteligência que lhe permitem fornecer um aumento exponencial nas informações da missão. Isso significa que a aeronave pode trocar dados com outros ativos aliados baseados no mar, ar, terra e espaço para uma consciência situacional estratégica ideal com sua resistência de mais de 24 horas.
O voo de teste acontece em meio ao cenário geopolítico da retomada da Rússia na exploração do Ártico com quebra-gelos movidos a energia nuclear; a adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN; bem como voos de bombardeiros estratégicos russos e chineses Tu-95 e H-6 no “espaço aéreo internacional” na costa do Alasca em agosto. Em outras palavras, essa região é uma sobreposição dos teatros europeu, ártico e indo-pacífico, colocando a importância de plataformas como o Triton em perspectiva.
Último voo no Ártico
Northrop disse que a “aeronave de teste coletou dados de navegação durante o voo de cinco horas e permaneceu no espaço aéreo dos EUA e Canadá durante o período”. A demonstração também validou procedimentos de alinhamento e inicialização de GPS baseados em solo para permitir operações de pistas acima de 70 graus de latitude norte. Como uma plataforma de classe HALE, o Triton pode voar “acima” dos “ventos árticos” do Ártico a 50.000 pés e evitar “impactos” no “alcance e velocidade” que eles impõem em “altitudes médias”, de “10.000-30.000 pés”.
Seus recursos definidores de “degelo” e “antigelo” auxiliam essa capacidade. O voo de teste em “ambiente desafiador” e “condições árticas extremas” é vital para exibir o desempenho cinemático, de aviônicos e dos sensores do Triton “enquanto os aliados consideram suas opções para adquirir aeronaves de vigilância marítima não tripuladas”.
Jane Bishop, vice-presidente e gerente geral da divisão de vigilância global da Northrop Grumman, disse que as operações de voo em “condições austeras e frias apresentam desafios de navegação únicos. Nossa demonstração destaca a capacidade do Triton de atuar com sucesso nesse ambiente desafiador”.
@CAS