MQ-4C Triton da US Navy cumpre missões na região Indo-Pacífico. Uma aeronave de vigilância não tripulada MQ-4C Triton da Marinha dos EUA (US Navy) pousou na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros (MCAS) Iwakuni, no Japão, para apoiar as operações na região do Indo-Pacífico. No ano passado dois MQ-4C foram enviados para a Base Aérea de Misawa, no extremo nordeste do país.
O MQ-4C, BuNo 168462, pertencente ao Unmanned Patrol Squadron 19 (VUP-19) “Big Red”, baseado na Estação Aérea NAval (NSA) de Jacksonville, Flórida, irá participar de operações de patrulha marítima e reconhecimento em conjunto com a Força-Tarefa 72, o componente de patrulha da 7ª Frota da Marinha dos Estados Unidos.
Esta é a primeira vez que a Marinha opera o MQ-4C no MCAS Iwakuni, adicionando mais um aeródromo no leque operacional da sua capacidade não tripulada. “Operar o MQ-4C no MCAS Iwakuni fortalece a interoperabilidade com o Japão e fornece flexibilidade para operar em vários aeródromos na área de operações da 7ª Frota”, explicou o Tenente Scott Van Hoy, porta-voz do VUP-19. “Este foi um esforço conjunto entre os pilotos do MCAS Iwakuni e os pilotos de Jacksonville, para operar os drones”, completou o Oficial.
Similar ao RQ-4 Global Hawks da USAF, o Triton foi projetado para vigilância marítima, e para isso conta com uma fuselagem reforçada que o protege contra granizo, colisões com aves e ventos fortes, permitindo que o drone opere sob condições climáticas adversas.
Fonte: INDOPACOM
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO