MQ-4C Triton da Marinha dos EUA completam desdobramento no Japão. A Marinha dos Estados Unidos (USN) informou que no último dia 12 de outubro, dois drones MQ-4C Triton operados pelo Unmanned Patrol Squadron (VUP) 19 “Big Red”, realizaram um voo de aproximadamente 1.600 milhas (3.000 km) entre a Naval Air Facility Misawa, no Japão, até a Base Aérea de Andersen, em Guam. O translado ocorreu após os Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (UAS) cumprirem o seu primeiro desdobramento rotacional no País asiático.
Com a implantação dos seus dois MQ-4C no Japão, o VUP-19 desenvolveu o conceito de operações em bases expedicionárias, além de acumular experiência com a frota UAS operando em voos de longa duração e alta altitude (MALE – Medium Altitude Long Endurance) sobre ambiente marítimo.
Os dois Tritons continuarão a operar a partir da sua base avançada em Guam, em missões de vigilância, inteligência e reconhecimento marítimo para a 7ª Frota Americana, em apoio aos interesses dos Estados Unidos e seus aliados na região.
Com a sua capacidade e características operacionais, os UAS MQ-4C Triton complementam a aeronave tripulada de patrulha marítima e de reconhecimento P-8A Poseidon da USN, são parte integrante da Estratégia Naval da US Navy.
Fonte: USCPF
@FFO