

MQ-28A Ghost Bat se une ao E-7A Wedgetail em voo de teste. A Boeing e a Royal Australian Air Force (RAAF) realizaram com sucesso um voo de teste entre duas aeronaves não tripuladas MQ-28 Ghost Bat controladas por um único operador a bordo de um E-7A Wedgetail, simulando um combate real com um alvo aéreo.
A missão, conduzida em Woomera, no sul da Austrália, marca a primeira vez que duas aeronaves MQ-28, foram operadas a partir de uma plataforma aérea, validando um conceito-chave para sistemas de aeronaves de combate colaborativas (CCA). Glen Ferguson, diretor de Programas Globais do MQ-28 na Boeing, disse que o teste demonstrou um avanço significativo na integração operacional:
“Este teste demonstra a integração da família de sistemas, a força da nossa arquitetura de sistemas abertos e é um primeiro passo crítico para integrar o software e os sistemas de comunicação dos parceiros da missão nativamente no E-7A Wedgetail”.
Ele acrescentou:
“Isso não somente validou um elemento-chave do conceito de operações do MQ-28, mas também como as aeronaves de combate colaborativas podem expandir e aprimorar o papel do E-7A para atender aos futuros requisitos da força”.
O MQ-28 Ghost Bat, desenvolvido na Austrália, foi projetado para voar de forma autônoma ou em apoio a aeronaves tripuladas, oferecendo maior alcance, capacidade de sobrevivência e cobertura de sensores. O teste envolveu o uso de software desenvolvido em conjunto pela Boeing Defence Australia, o Grupo de Ciência e Tecnologia de Defesa e o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA.
O Ministro Australiano da Indústria de Defesa, Pat Conroy MP, comemorou a conquista, dizendo:
“O Ghost Bat tem o potencial de transformar um único caça em uma equipe de combate, com sensores avançados que são como centenas de olhos no céu”.
O teste faz parte da Demonstração de Capacidade 2025 (CD25), uma campanha mais ampla de testes operacionais da RAAF que explora como plataformas não tripuladas como o MQ-28 se integrarão à frota de combate aéreo existente da Austrália. Demonstrações futuras incluirão coordenação com aeronaves F/A-18F Super Hornet e F-35A.
Adam Tsacoumangos, diretor de Programas de Domínio Aéreo na Phantom Works da Boeing, acrescentou:
“Foi um esforço colaborativo excepcional entre organizações governamentais, contratantes e parceiros globais”.
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