MQ-25 realiza o 1º reabastecimento em voo com o F-35C. US Navy (USN) e a Boeing concluíram no dia 13 de setembro a terceira missão de reabastecimento em voo empregando o protótipo da aeronave não tripulada MQ-25 T1 Stingray da Boeing, desta vez, para reabastecer um Lockheed Martin F-35C Lightning II da USN. Em 4 de junho, o MQ-25 já havia reabastecido um Boeing F/A-18F Super Hornet e em 18 de agosto um E-2D Hawkeye ambos da USN. Mais uma vez, o MQ-25 demonstrou sua capacidade de cumprir sua missão principal que é de reabastecimento aéreo.
Assim como nos voos anteriores com o F/A-18F e o E-2D, o exercício foi realizado em velocidades e altitudes operacionais. Durante um voo de teste – feito a partir do Aeroporto MidAmerica – St. Louis, um piloto de teste F-35C CF-05 SD75 do Air Test and Evaluation Squadron 23 (VX-23) da US Navy conduziu uma pesquisa de esteira de turbulência bem-sucedida atrás do MQ-25 T1 N234MQ para garantir o desempenho e estabilidade antes de fazer contato com o drogue de reabastecimento aéreo.
Após diversos “contatos a seco” (sem transferência de combustível), foram feitos “contatos molhados” com a transferência de combustível para oF-35C, através do pod ARS (Aerial Refueling Store) Cobhan 31-300 Series Buddy Store.
“Cada voo de teste com outra aeronave de Tipo/Modelo/Série diferente nos deixa um passo mais perto de entregar o MQ-25 totalmente capaz de cumprir a missão para a frota”, disse o Capitão Chad Reed, gerente do programa de aviação de transportadora não tripulada da Marinha. “A capacidade incomparável de reabastecimento do Stingray vai aumentar a projeção de poder da Marinha e fornecer flexibilidade operacional aos comandantes do Carrier Strike Group”.
O programa de teste de voo T1 começou em setembro de 2019 com o primeiro voo da aeronave. Nos dois anos seguintes, o programa de testes completou mais de 120 horas de voo visando coletar dados desde o desempenho da aeronave até a dinâmica de propulsão, pasando por cargas estruturais e testes de flutter para resistência e estabilidade.
“Este voo foi mais uma demonstração da maturidade e estabilidade do projeto da aeronave MQ-25”, disse Dave Bujold, diretor do programa MQ-25 da Boeing. “Graças a esta última missão em nosso programa de teste acelerado, estamos confiantes de que a aeronave MQ-25 que estamos construindo agora atenderá ao principal requisito da Marinha – fornecer combustível com segurança para a asa aérea do porta-aviões.”
O MQ-25 está se beneficiando dos dois anos de dados de teste de voo iniciais, que foram integrados de volta em seus modelos digitais para fortalecer a linha digital que conecta o projeto da aeronave à produção para testar as operações e sustentação. A Boeing está atualmente fabricando as duas primeiras aeronaves de teste MQ-25.
O T1 será usado para conduzir uma demonstração de operação em convés a bordo de um porta-aviões da Marinha dos EUA nos próximos meses para ajudar a avançar no progresso da integração no porta-aviões.
@CAS