
MASCOUTAH, Ill. (Sept. 13, 2021) An unmanned Boeing MQ-25 T1 Stingray test aircraft, left, refuels a manned F-35 Lightning II, Sept. 13, 2021, near MidAmerica Airport in Mascoutah, Illinois. This successful flight demonstrated that the MQ-25 Stingray can fulfill its tanker mission using the Navy's standard probe-and-drogue aerial refueling method. Testing with the unmanned MQ-25 T1 Stingray will continue over the next several months. The MQ-25A Stingray will be the world's first operational carrier-based unmanned aircraft and provide critical aerial refueling and intelligence, surveillance and reconnaissance capabilities that greatly expand the global reach, operational flexibility and lethality of the carrier air wing and carrier strike group. (U.S. Navy photo courtesy of Boeing)

MQ-25 realiza o 1º reabastecimento em voo com o F-35C. US Navy (USN) e a Boeing concluíram no dia 13 de setembro a terceira missão de reabastecimento em voo empregando o protótipo da aeronave não tripulada MQ-25 T1 Stingray da Boeing, desta vez, para reabastecer um Lockheed Martin F-35C Lightning II da USN. Em 4 de junho, o MQ-25 já havia reabastecido um Boeing F/A-18F Super Hornet e em 18 de agosto um E-2D Hawkeye ambos da USN. Mais uma vez, o MQ-25 demonstrou sua capacidade de cumprir sua missão principal que é de reabastecimento aéreo.
Assim como nos voos anteriores com o F/A-18F e o E-2D, o exercício foi realizado em velocidades e altitudes operacionais. Durante um voo de teste – feito a partir do Aeroporto MidAmerica – St. Louis, um piloto de teste F-35C CF-05 SD75 do Air Test and Evaluation Squadron 23 (VX-23) da US Navy conduziu uma pesquisa de esteira de turbulência bem-sucedida atrás do MQ-25 T1 N234MQ para garantir o desempenho e estabilidade antes de fazer contato com o drogue de reabastecimento aéreo.

Após diversos “contatos a seco” (sem transferência de combustível), foram feitos “contatos molhados” com a transferência de combustível para oF-35C, através do pod ARS (Aerial Refueling Store) Cobhan 31-300 Series Buddy Store.
“Cada voo de teste com outra aeronave de Tipo/Modelo/Série diferente nos deixa um passo mais perto de entregar o MQ-25 totalmente capaz de cumprir a missão para a frota”, disse o Capitão Chad Reed, gerente do programa de aviação de transportadora não tripulada da Marinha. “A capacidade incomparável de reabastecimento do Stingray vai aumentar a projeção de poder da Marinha e fornecer flexibilidade operacional aos comandantes do Carrier Strike Group”.

O programa de teste de voo T1 começou em setembro de 2019 com o primeiro voo da aeronave. Nos dois anos seguintes, o programa de testes completou mais de 120 horas de voo visando coletar dados desde o desempenho da aeronave até a dinâmica de propulsão, pasando por cargas estruturais e testes de flutter para resistência e estabilidade.
“Este voo foi mais uma demonstração da maturidade e estabilidade do projeto da aeronave MQ-25”, disse Dave Bujold, diretor do programa MQ-25 da Boeing. “Graças a esta última missão em nosso programa de teste acelerado, estamos confiantes de que a aeronave MQ-25 que estamos construindo agora atenderá ao principal requisito da Marinha – fornecer combustível com segurança para a asa aérea do porta-aviões.”
O MQ-25 está se beneficiando dos dois anos de dados de teste de voo iniciais, que foram integrados de volta em seus modelos digitais para fortalecer a linha digital que conecta o projeto da aeronave à produção para testar as operações e sustentação. A Boeing está atualmente fabricando as duas primeiras aeronaves de teste MQ-25.
O T1 será usado para conduzir uma demonstração de operação em convés a bordo de um porta-aviões da Marinha dos EUA nos próximos meses para ajudar a avançar no progresso da integração no porta-aviões.
@CAS