

MQ‑28A Ghost Bat opera a partir de aeródromo remoto na Austrália. O drone furtivo australiano MQ‑28A Ghost Bat recentemente atingiu um novo marco no seu processo de desenvolvimento ao realizar o primeiro voo fora da área restrita de testes de Woomera. O fato foi anunciado no sábado (21/06) pelo Departamento de Defesa da Austrália.
A missão ocorreu durante o Exercício Carlsbad, onde o protótipo do MQ-28A matrícula ATS-005, foi enviado para um aeródromo remoto. No local o Ghost Bat passou com sucesso por voos de que incluíram procedimentos de decolagem, operação autônoma e retorno à base, demonstrando a sua capacidade de operar em locais austeros e não convencionais.

Desenvolvido em conjunto pela Boeing Austrália e pela Força Aérea Real Australiana (RAAF), o MQ-28A Ghost Bat é a primeira aeronave militar projetada e construída totalmente no país em mais de meio século. Recentemente os protótipos atingiram 100 horas de voos de testes, todas até agora realizadas na área restrita de Woomera.
O MQ-28 Ghost Bat é um veículo aéreo de combate não tripulado projetado para operar ao lado de aeronaves tripuladas, como os caças F-35A. Desenvolvido sob o conceito Loyal Wingman (Ala Leal), a plataforma tem como objetivo fornecer ampliar a capacidade de missão de vigilância, guerra eletrônica e ataques táticos, atuando como um multiplicador de força no campo de batalha.

A Boeing afirma que o MQ-28 é um passo à frente na construção de sistemas autônomos acessíveis e escaláveis que melhoram a capacidade operacional sem aumentar o risco do piloto.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO