Motores do ATR72 acidentado em Vinhedo são enviados para análise. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira (FAB), iniciou ontem (11/08) a remoção dos motores do ATR 72-500 da Voepass (PS-VPB), que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (09/08), matando 62 pessoas entre tripulantes e passageiros.
Para os técnicos e peritos iniciarem as análises, os motores serão inicialmente armazenados nas instalações do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) subordinado ao CENIPA, e sediado no Campo de Marte, em São Paulo (SP).
Representantes da Agência Francesa de Segurança da Aviação Civil (BEA – Bureau D’enquetes Et D’analyses Pour La Securite De L’aviation Civile) e da Agência Canadense de Segurança do Transporte (TSB – Transportation Safety Board), estão em São Paulo para acompanhar as investigações ao lado dos peritos do CENIPA.
A equipe multinacional é necessária, uma vez que o ATR é uma aeronave de fabricação francesa, os seus motores são produzidos pela empresa Pratt & Whitney Canadá e era operada pela Voepass, uma companhia aérea brasileira.
No sábado (10/08) o CENIPA recuperou os dois gravadores de voo (conhecidos como “caixas-pretas”) do ATR72. O Gravador de Voz da Cabine (CVR – Cockpit Voice Recorder) e o Gravador de Dados (FDR – Flight Data Recorder) foram enviados para análise no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do CENIPA, em Brasília (DF).
A previsão é que dentro de 30 dias, o CENIPA tenha um relatório preliminar apontando as prováveis causas do trágico acidente com o voo PTB 2283.
@FFO