Motor GE XA100 AETP destinado ao F-35 avança. A General Electric Aerospace anunciou em 14 de novembro de 2023 que seu motor XA100 Adaptive Engine Transition Program (AETP), destinado aos caça F-35, completou testes adicionais em coordenação com a USAF.
Esta rodada de testes seguiu um relatório de junho do US House Appropriations Committee do Congresso dos Estados Unidos, que bloqueou a proposta da USAF de cancelar o motor da GE e avançar com a atualização no núcleo do motor F135 fabricado pela Pratt & Whitney, uma empresa do grupo Rytheon (RTX).
“O recente apoio do Congresso ao desenvolvimento de motores avançados nos projetos de lei de dotações de defesa ajudará a continuar nosso progresso enquanto trabalhamos para trazer esta tecnologia revolucionária para os combatentes dos EUA”, disse a presidente e CEO de Defesa e Sistemas da GE Aerospace, Amy Gowder.
A GE tem feito lobby no congresso para a inclusão do XA100 no programa F-35, argumentando que ele “já é o motor de combate mais avançado já desenvolvido”, segundo o vice-presidente e gerente geral da GE Aerospace, David Tweedie, acrescentando agora que é também o motor mais testado, após a recente terceira rodada, além de ter concluído todos os testes AETP em 2022.
O segundo exemplar do motor XA100, completou a terceira rodada de testes nas instalações da GE Aerospace em Evendale, Ohio. Este teste teve como objetivo validar pequenas melhorias de projeto com base em testes anteriores realizados em 2022. “Com uma terceira rodada de testes, a GE Aerospace provou mais uma vez nossa posição como líder da indústria em motores de ciclo adaptativo”, continuou Gowder.
Além disso, os testes ajudaram a aprimorar o design detalhado e os modelos digitais do motor, bem como a acelerar o desenvolvimento de propulsão adaptativa e tecnologias relacionadas para aplicações de sexta geração por meio de testes específicos para cenários. A ideia é que ele substitua o atual motor do F-35, o Pratt & Whitney F135.
A afirmação da GE Aerospace de que o motor XA100 já completou com sucesso centenas de horas de testes de desempenho e operabilidade ao nível de sistema, já forneceram à empresa informações sobre a arquitetura do motor e seu ciclo adaptativo. A empresa espera que o motor XA100 ofereça aos pilotos maior eficiência de combustível e alcance estendido, além de aumentar a capacidade de gerenciamento térmico em comparação com os motores existentes.
@CAS