UKRAINE - AUGUST 2, 2022 - An UkrJet drone is pictured during the presentation of unmanned aerial vehicles for the Armed Forces, Ukraine. This photo cannot be distributed in the Russian Federation. NO USE RUSSIA. NO USE BELARUS. (Photo by Evgen Kotenko / NurPhoto / NurPhoto via AFP)
Moscou sob ataque de drones ucranianos. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse na terça-feira – 30/05, que o país irá tomar “medidas mais severas” em resposta a um ataque de drones kamikazes a capital Moscou efetivado na manhã do mesmo dia.
“As garantias de oficiais da OTAN de que o regime de Kiev não lançaraia ataques em território russo provam ser completamente hipócritas”, disse o ministério em um comunicado. “A Rússia se reserva o direito de tomar as medidas mais duras possíveis em resposta aos ataques terroristas do regime de Kiev”.
Também no dia 30/05 o presidente da Rússia – Vladimir Putin, disse que um ataque de drones em Moscou no início do dia visava “alvos civis” e que as defesas aéreas da capital seriam reforçadas. Segundo fontes russas a Ucrânia lançou “um ataque terrorista com drones” em Moscou, onde vários edifícios danificados. É a primeira vez que Moscou foi alvo de um ataque deste porte em uma única operação. A Ucrânia nega a realização dos ataques.
Os militares russos afirmam que oito drones e fabricação ucraniana – a princíciio o Ukrjet UJ-22 Airborne foram usados nos ataques. Três deles foram suprimidos por guerra eletrônica, perderam o controle e se desviaram de seus alvos pretendidos. Outros cinco foram abatidos pelo sistema de mísseis terra-ar Pantsir-S na região de Moscou. Ao menos três prédios foram danificados no sul e sudoeste de Moscou, que deixaram duas pessoas feridas:
@CAS