Monomotor LMS-901 Baikal realiza seu voo inaugural. O protótipo do novo monomotor LMS-901 Baikal, realizou o seu primeiro voo no dia 18 de janeiro. Sob os comandos do piloto de testes Valentin Lavrentiev, a aeronave decolou do Aeródromo de Yekaterinburg, Aramil, sudoeste da Rússia, para um voo de testes de 25 minutos, onde atingiu a altitude máxima de 500 metros, onde foi possível avaliar a estabilidade e controlabilidade da Baikal em voo.
O fabricante da aeronave, a LLC Baikal Engineering, uma subsidiária da Ural Civil Aviation Plant, recebeu um contrato do Ministério da Indústria e Comércio da Rússia, para o desenvolvimento de um turboélice monomotor leve multifuncional para nove passageiros, visando o mercado dos envelhecidos monomotores Antonov An-2 “Colt”, produzidos pela primeira vez em 1947.
O desenvolvimento e a construção do primeiro protótipo do LMS-901 Baikal foi realizado pelo Special Design Bureau of Experimental Aircraft Engineering (OSKBES), do Moscow Aviation Institute (MAI). Outros dois protótipos serão construídos, sendo um para voos de testes e outro para um banco de provas estático. O primeiro protótipo do LMS-901 foi apresentado no Salão Internacional de Aviação e Espaço MAKS-2021, em Zhukovsky.
Com a fuselagem construída em alumínio, comprimento de 12,2 metros, altura de 3,7 metros e envergadura de 16,5 metros, o LMS-901 tem o peso máximo de decolagem de 4,8 toneladas, pode transportar até nove passageiros, ou até duas toneladas de carga útil. Está equipado com um motor turboélice General Electric H80-200, uma versão atualizada do antigo motor tcheco Walter M601. O objetivo é que as aeronaves de produção em série sejam equipadas com um motor de fabricação russa, provavelmente o turboélice VK-800S desenvolvido pela UZGA, e disponibilizado a partir de 2024.
De acordo com os termos de referência, o custo do modelo de serie do Baikal não deve exceder US$ 1,6 milhão (valores de 2020), e o custo da hora de voo não deve ultrapassar US$ 400,00.
A participação de 20% na LLC Baikal-Engineering pertence à empresa Kazakhstan Aviation Industry (KAI), e o investimento total no projeto do lado cazaque é de US$ 13,1 milhões. A KAI terá acesso a toda a documentação do projeto e obterá uma licença para a produção da aeronave, além de organizar as entregas de exportação do local de produção no Cazaquistão para contornar possíveis riscos de sanções ao vender a aeronave para terceiros.
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