Monomotor destruído em garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Uma operação conjunta entre Forças Públicas inutilizou mais uma aeronave e prendeu duas pessoas em atividade de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TYI). Realizada em 13/08, a ação envolveu a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Força Nacional, o IBAMA, a Agência Nacional de Aviação (ANAC) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O monomotor, aparentemente um Cessna 182, foi localizado durante voo de reconhecimento realizado por um helicóptero AW119 da Divisão de Operações Aéreas da PRF (DOA-PRF). Em atitude suspeita, o avião voava em baixa altitude, próximo de morros e serras, a fim de se camuflar na paisagem e dificultar sua visualização.
Apesar disso, a equipe da DOA-PRF conseguiu manter o acompanhamento da aeronave por cerca de 30 minutos, até ela pousar em uma pista clandestina, onde já haviam dois veículos aguardando. Ao avistar o helicóptero da PRF os veículos empreenderam fuga, mas dois homens foram localizados e presos após buscas na mata.
Apenas com o assento do polito, o monomotor estava carregando galões com aproximadamente 550 litros de óleo diesel e combustível de aviação que seriam usados no garimpo. Em mau estado de conservação, a aeronave clandestina foi destruída pela equipe do IBAMA e os detidos encaminhados para a Polícia Federal.
Fonte: PRF
@FFO