Modernizado Mi-28N apresentado no Army-2022. A Russian Helicopters apresentou pela primeira vez a nova versão do helicóptero de combate Mi-28N modernizado. A apresentação ocorreu durante o Fórum Militar Internacional Army-2022, realizado no aeródromo de Kubinka.
Desenvolvido a partir de 2005 pela fábrica Rostvertol JSC, em Rostov-on-Don, o Mi-28 participa de operações de combate desde 2008. As versões originais (Izd.294 doméstico e Izd.296 de exportação) não têm a opção de comando do voo no cockpit dianteiro, um recurso que só apareceu a partir de 2015, nas versões de exportação Izd.299 (Mi-28NE) e a doméstica Izd.298 (Mi-28UB) da Aviação do Exército Russo.
As variantes de controle de voo duplo podem ser reconhecidas pelos contornos do cockpit ligeiramente remodelados, janelas diferentes e portas modificadas, bem como um layout unificado do cockpit dianteiro e traseiro com dois MFDs.
Este Mi-28N modernizado fornece refinamento quando comparados aos Mi-28N produzidos anteriormente, adicionando controles duplos, motores VK-2500P e um novo sistema de defesa. O antigo pod OPS-28 Thor sob o nariz da aeronave, foi substituído por um sistema opto-eletrônico com giro-estabilizado GOES-451, fabricado pela Empresa Óptica e Mecânica Ural. Este FLIR (Forward Looking InfraRed) é xonhecida, pois tem sido utilizada nos helicópteros Ka-52 desde a sua introdução em 2010. A câmera de visão termográfica automatizada TOES-521 sob o nariz foi mantida.
O armamento do Mi-28N modernizado inclui mísseis guiados, como o 9A1472 Vikhr-1, o 9M127-1 Ataka-VM e o 9M123M Khrizantema-VM. O míssil avançado Izd.305 LMUR e o trilho de lançamento APU-L correspondente não foi exibido, portanto não está claro se o Mi-28N pode carregar esse armamento. A nova versão do Mi-28N também incorpora comunicações AS-UAV com transmissão de dados bidirecionais no canal de transmissão da banda S (2-4 GHz), necessários para o controle do LMUR.
O helicóptero modernizado e na Army-2022 tinha marcações russas, mas provável que essa atualização também seja oferecida aos clientes de exportação, seja com novas unidades ou como modificações de exemplares já entregues.
Operadores atuais do Mi-28N:
Rússia – 100+ Mi-28N (Izd.294) sem controles duplos; entre 20 e 30 Mi-28UB (Izd.298) com controles duplos;
Argélia – 42 Mi-28NE (Izd.299), todos com controles duplos, lotes posteriores já incluem novo sistema de defesa a bordo;
Iraque – 11 Mi-28NE (Izd.296) sem controles duplos e camuflagem de deserto, 4 Mi-28NE adicionais (Izd.299) com controles duplos, pintados de preto;
Uganda – 3 Mi -28NE (Izd.299), todos com controles duplos, também incluem novo sistema de defesa a bordo.
Fonte: Scramble Magazine
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO